MÓDULO 1. Introdução.

Como ministrar uma aula.

Conheça o Método Newton Tênis

São mais de 6 horas explicando pra você detalhes que precisa conhecer sobre a técnica do tênis e como introduzir na aula de uma forma simples e dinâmica.

Neste curso você vai aprender os primeiros passos para ministrar suas primeiras aulas de
tênis, conhecendo algumas técnicas e informações importantes para que sua aula seja
interessante e agradável para seu aluno. O objetivo deste curso não é formar um técnico de
nível competitivo ou de alto rendimento, e sim, ajuda-lo a ser um bom professor para o tênis social ajudando na iniciação, tanto de crianças como adultos.

Ser um bom professor, não dependente do seu nível técnico como tenista. Claro que isto pode ajudar. Porém não é um pré-requisito obrigatório para dar aulas de tênis, visto que ser um bom tenista não garante que você perceberá as dificuldades de seu aluno e saberá trabalhar nelas.

A primeira virtude de um bom professor é a paciência. É preciso respeitar o tempo de cada
aluno para que ele consiga evoluir e notar seu próprio progresso.

Além disso, é muito importante conhecer a mecânica dos golpes e saber como passar as
informações para os alunos, de uma forma didática. É importante explicar para os alunos utilizando uma linguagem simples e se possível demonstrando o exercício ou movimento antes de
pedir para que ele o faça. O esporte é uma modalidade muito visual, por isso a importância
desta primeira demonstração e em seguida a interação da parte do professor para possibilitar a correção e execução da forma correta.

Muitos alunos vão para a primeira aula sem saber o que é o tênis. Nestes casos é necessário explicar como é o jogo, seu objetivo, a importância da estratégia e claro, como acontece
contagem de pontos e detalhes sobre o posicionamento na quadra.

O aprendizado dos fundamentos

Porque é importante aprender os fundamentos do tênis? Estamos falando de um jogo muito
técnico e preciso. Se o aluno não conseguir um bom posicionamento na quadra e em relação à
bola, seu golpe não será bem executado e seu percentual de erro irá aumentar muito. Por isso, sempre que puder treine para aperfeiçoar os fundamentos, para que seu aluno possa
continuar a evoluir.

O que ele precisa aprender?

Uma habilidade fundamental do professor é saber lançar uma bola em direção do aluno, tanto
com a raquete quanto com a mão. Pode parecer uma tarefa simples, mas não é! Exige muito
treino da parte do professor e conhecimento técnico. A bola precisa ser lançada da forma
correta, sem muita velocidade ou efeito e em uma altura padrão. A bola não pode ter o quique muito alto pois isto dificulta para o aluno, que neste momento inicial está pensando nos
fundamentos. A bola deve ficar no máximo na altura da cintura (não mais alta do que isso).

Desta forma ele conseguirá sem muito esforço executar o golpe da forma que você explicou
para ele.

Uma segunda habilidade importante é saber usar sua raquete e retornar a bola para o aluno quando estiver treinando ele. Esta é a parte mais difícil. O professor de tênis precisa interagir com o aluno e rebater suas bolas para que ele possa sentir o jogo e treinar sua regularidade e os fundamentos que está aprendendo.

Outro diferencial de um bom professor é saber interagir para tentar entender as dificuldades e objetivos de cada aluno. O aluno pode estar buscando as aulas apenas para ter alguém para jogar e fazer exercícios físicos, mas também pode estar procurando uma orientação no seu
jogo de uma forma geral, por exemplo. Cabe ao professor identificar qual é a necessidade do aluno e se adaptar para ajuda-lo da melhor forma possível.
Finalmente, um bom professor deve planejar e organizar suas aulas. É interessante preparar
fichas individuas dos alunos e um cronograma das aulas para conhecer melhor cada aluno e dar sequencia nos exercícios. Só assim é possível ver a evolução rápida de seu aluno.

O curso

Para ajuda-lo a trabalhar todos estes pontos, o curso foi desenvolvido em diferentes módulos, mostrando desde os fundamentos básicos até os mais avançados. Serão abordados temas como o que saber sobre a profissão do professor de tênis, os conhecimentos básicos que um
professor deve ter para dar uma aula, como escolher uma raquete, tipos de corda e grip,
técnicas de como lançar as bolas com as mãos e com a raquete, como interagir com o aluno nas primeiras aulas, como identificar as expectativas do aluno, os primeiros exercícios, como
avaliar o aluno, correção de golpes e exercícios práticos.

O conhecimento é passado de uma forma simples e prática para que sua aula possa fluir de uma forma natural e confortável para o aluno, mesmo que não tenha muita experiência no esporte
por ter jogado muito pouco ou até por nunca tenha jogado.

Módulo 2 – Como escolher uma raquete:

Escolher a raquete certa é um passo importante para quem está começando a jogar. Vamos abordar alguns pontos fundamentais para você fazer uma boa escolha.

1. Cabo

O cabo da raquete é crucial para o conforto e a técnica durante o jogo. Ele deve ter um tamanho adequado para a sua mão, o que proporciona uma empunhadura firme e segura. Um cabo muito grosso ou muito fino pode causar desconforto e até lesões. Na loja, você pode experimentar diferentes tamanhos e escolher aquele que se encaixa melhor na sua pegada.

2. Peso da Raquete

O peso da raquete é outro fator essencial. Geralmente, as raquetes para homens pesam cerca de 300 gramas, enquanto as raquetes para mulheres pesam em torno de 280 gramas. Para crianças, existe uma tabela que pode ser consultada nas lojas, indicando o peso ideal conforme a idade e a altura. Ao escolher uma raquete mais leve, você terá mais facilidade para manobrar e executar os golpes.

3. Equilíbrio

O equilíbrio da raquete se refere ao ponto em que o peso é distribuído. Algumas raquetes têm o peso mais concentrado na cabeça, outras no cabo, e algumas são balanceadas no centro. Para iniciantes, uma raquete equilibrada no centro é a melhor opção, pois facilita o controle e a manobrabilidade. À medida que você ganha experiência, pode avaliar qual tipo de equilíbrio se adapta melhor ao seu estilo de jogo.

4. Flexibilidade

A flexibilidade da raquete, embora importante, é um detalhe que você talvez não perceba tanto no início. Raquetes mais flexíveis podem proporcionar mais potência, enquanto raquetes mais rígidas oferecem mais controle. Isso é algo que se torna mais relevante conforme você avança no jogo.

5. Cordas

As cordas desempenham um papel importante na qualidade do impacto com a bola. A tensão das cordas, por exemplo, pode influenciar bastante o seu desempenho. Cordas muito esticadas podem causar desconforto e dificultar a execução dos golpes, enquanto cordas com menos tensão oferecem mais conforto e ajudam a evitar lesões nas articulações. Para iniciantes, é recomendável começar com cordas menos tensionadas, que facilitam o aprendizado e proporcionam uma experiência mais agradável.

6. Valor

Não é necessário gastar uma fortuna na sua primeira raquete. O ideal é escolher uma raquete que seja acessível e que te permita aprender os fundamentos do jogo. Após um tempo em quadra, você verá qual estilo de raquete combina melhor com você e, assim, poderá investir em uma que ajude a aprimorar seu desempenho.

Em resumo, foque em uma raquete que tenha um cabo confortável, um peso adequado, um equilíbrio central e cordas com menos tensão. Dessa forma, você poderá se concentrar em aprender os golpes e se divertir enquanto joga. Boa sorte nas aulas e aproveite cada momento em quadra!

Módulo 3 – Explicar como é o jogo?

Explicar o jogo de tênis de forma simples e prática é fundamental para ajudar os alunos a se sentirem confortáveis e motivados. Vamos lá:

Introdução ao Jogo

O tênis é um jogo que pode ser jogado individualmente (um contra um, chamado de simples) ou em duplas (duas pessoas de cada lado, chamado de duplas). O objetivo é fazer a bola passar sobre a rede e cair na área do adversário. Os jogadores se alternam para rebater a bola e o jogo continua até que a bola não seja devolvida corretamente.

Estrutura do Jogo

  1. Pontuação:
  • O jogo é contado da seguinte maneira: 0 (chamado de “love”), 15, 30, 40 e, se empatarem em 40 (deuce), o jogador precisa ganhar dois pontos consecutivos para vencer o game (um ponto para “vantagem” e outro para fechar o game).
  1. Games e Sets:
  • Um jogo é composto por games. O jogador precisa ganhar 6 games para ganhar um set, mas precisa ter uma vantagem de pelo menos 2 games.
  • A partida pode ser jogada em melhor de 3 ou 5 sets.
  1. Saque:
  • O jogo começa com um saque. O jogador serve a bola de trás da linha de fundo, tentando fazer a bola atingir a área de serviço do adversário.
  • O saque deve ser iniciado do lado direito no primeiro ponto e alternar entre os lados a cada ponto.

Dicas para as Primeiras Aulas

  1. Foco na Prática: Nas primeiras aulas, é importante que os alunos se sintam à vontade com a raquete e a bola. Deixe que eles experimentem golpear a bola de diferentes maneiras.
  2. Exploração: Permita que eles joguem “tênis livre”, tentando responder à bola de forma simples. Esta experiência inicial cria um entendimento intuitivo do jogo.
  3. Técnicas Básicas: Quando eles estiverem mais confortáveis, introduza algumas técnicas básicas como o forehand (golpe de direita) e o backhand (golpe de esquerda). Mostre sua forma correta, mas sem pressioná-los.
  4. Regras Básicas: À medida que eles se sentem mais confiantes, comece a explicar as regras de forma adequada à idade e ao nível, permitindo que eles entendam a estrutura do jogo enquanto jogam.

Conclusão

O mais importante é criar um ambiente divertido onde os alunos possam explorar e aprender. O tênis é um esporte dinâmico que combina habilidade, estratégia e diversão. Ao enfatizar a prática e progressivamente introduzir teoria, os alunos podem se apaixonar pelo jogo!

Módulo 4 – O que passar para o aluno

É importantíssimo destacar a importância de ensinar tênis de maneira eficaz, especialmente para iniciantes. Ser um bom professor envolve não apenas ter conhecimento técnico, mas também ser um bom comunicador e motivador.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar na sua abordagem como professor de tênis:

  1. Crie um Ambiente Positivo
  • Incentive os alunos desde o início. Elogie os progressos, mesmo que pequenos.
  • Mostre empatia e compreensão em relação às dificuldades que eles podem estar enfrentando.
  1. Estabeleça Fundamentos Sólidos
  • Foque nos fundamentos básicos, como a empunhadura, postura e movimentação. Esses são os pilares que ajudarão os alunos a se desenvolverem.
  • Divida os golpes em partes e ensine cada uma delas antes de juntar tudo.
  1. Use Lançamentos de bola Adequados
  • Lance as bolas com precisão, de forma que os alunos possam se concentrar na técnica. Comece com bolas lentas e controladas, aumentando a dificuldade gradualmente.
  1. Adapte os Exercícios
  • Programe exercícios que sejam desafiadores, mas que não sejam excessivamente frustrantes. A progressão deve ser gradual.
  • Inclua jogos e atividades que desenvolvam a habilidade de forma lúdica.
  1. Feedback Eficaz
  • Forneça feedback claro e específico depois de cada exercício ou golpe.
  • Encoraje os alunos a fazerem perguntas e expressem suas dúvidas.
  1. Desenvolva a Mentalidade de Crescimento
  • Ensine seus alunos a valorizarem o processo de aprendizado e a verem os desafios como oportunidades de crescimento.
  • Compartilhe histórias pessoais sobre seus próprios desafios e sucessos no tênis.
  1. Use Tecnologia a Seu Favor
  • Considere usar vídeos para mostrar os golpes, tanto para comparação quanto para correção. Isso pode ajudar os alunos a entenderem melhor o que precisam ajustar.
  1. Mantenha-se Atualizado
  • Continue aprendendo, seja por meio de cursos, clínicas ou com outros professores. Competências de ensino e conhecimento técnico são cruciais.
  1. Divirta-se!
  • O tênis deve ser divertido! Lembre seus alunos disso e busque criar experiências agradáveis em cada aula.

Lembre-se de que, ao longo do tempo, você se tornará um professor melhor à medida que ganha experiência e aprende com cada aluno. O principal objetivo deve ser sempre o de cultivar a paixão pelo esporte, além de desenvolver as habilidades técnicas de cada um.

Módulo 5 – Os gripes

Agora que já tem uma ideia melhor do esporte, vou explicar como segurar a raquete, quais os grips que existem e suas variações.
É muito importante conhecer bem esta parte, muitas vezes seu aluno já está jogando e pode estar segurando a raquete de forma errada e precise ajustar a pegada na raquete.

Os grips no tênis são fundamentais para a execução correta dos golpes e podem influenciar diretamente o desempenho do jogador em quadra.

Vamos explorar cada tipo de grip mencionado e suas características principais.

  1. Grip Continental
  • Utilização: Ideal para saques, voleios, slices e drop shots. É também útil em situações de pressão, permitindo uma variedade de golpes.
  • Características:
    • O grip é realizado colocando a base da palma da mão no (secção) bevel 2 (na parte superior da empunhadura).
    • Permite bom controle e versatilidade nas jogadas rápidas na rede.
    • É excelente para adicionar efeito ao slice, promovendo uma bola mais rasteira e com muita variação.
  1. Grip Eastern
  • Forehand:
    • Utilização: Oferece um bom equilíbrio entre potência e controle.
    • Características: Coloque a base da palma no (secção) bevel 3. Proporciona um contato com a bola que permite um excelente controle e uma trajetória de bola mais alta.
  • Backhand:
    • Utilização: Efetivo tanto em backhands de uma mão quanto de duas.
    • Características: No backhand de uma mão, ajuda na execução de golpes com boa rotação e controle, enquanto no backhand de duas mãos, a mão esquerda (para destros) geralmente usa o grip Eastern para ter mais estabilidade.
  1. Grip Semi-Western
  • Forehand:
    • Utilização: Um dos grips mais populares entre os jogadores modernos para forehand.
    • Características: Coloca a base da palma no (secção) bevel 4. Facilita a geração de topspin, permitindo trazer a bola para cima, resultando em uma trajetória mais alta.
  • Backhand:
    • Utilização: Embora seja menos comum, pode ser usado em backhands de duas mãos para dar mais efeito.
    • Características: Promove uma boa combinação de controle e spin, ideal para jogadores que buscam potência com efeito.
  1. Grip Western
  • Forehand:
    • Utilização: Usado por jogadores que preferem uma abordagem agressiva com forte topspin.
    • Características: A palma da mão é posicionada no (secção) bevel 5. Este grip permite um contato baixo com a bola, resultando em um arco alto e um efeito mais pronunciado.
  • Backhand:
    • Utilização: Raramente usado em backhand, mas pode ser prático em situações específicas.
    • Características: O uso em backhand geralmente requer adaptações, pois pode dificultar o controle. Contudo, quando usado, proporciona grande efeito.

Considerações Finais

A escolha do grip tem um impacto significativo no estilo de jogo, na mecânica do golpe e na forma como a bola interage com a quadra. É crucial para qualquer jogador, especialmente iniciantes, testar diferentes grips e observar como cada um afeta a qualidade e a eficácia de seus golpes. A conscientização sobre as pegadas pode ajudar o aluno a fazer ajustes finos em seu jogo, melhorando tanto a performance quanto a confiança em quadra.

Módulo 6 – O que precisa lembrar? 

Raquetes

  1. Valor – Depende do material e quanto gostaria de investir
  2. Peso – Homem (290 a 320 gramas) Mulher (270 a 300 gramas) criança ( idade e tamanho)
  3. Cabeça – Nem grande nem Pequena, uma média terá mais controle
  4. Equilíbrio – Nem para a cabeça nem para o cabo, uma bem equilibrada seria mais confortável
  5. Grip (cabo) – Homem provavelmente grip 4, Mulher provavelmente grip 3, criança (idade e tamanho)
  6. Tensão da corda – 47 libras seria confortável para quem está iniciando
  7. Tipo de corda –  Multi filamento é uma corda confortável e de bom valor agregado.
 raquete  raquete-cabeça  raquete-equilibrio  raquete-corda

 

Grips

  1. Forehand – Eastern com possibilidade para semi-western
  2. Backhand 1 mão – Eastern, caso o aluno esteja batendo com slice, Continental
  3. Backhand 2 mãos – Mão direita (destro) Continental e Mão esquerda (destro) Eastern forehand
  4. Saque – Continental, caso aluno tenha muita dificuldade, deixar no Eastern mas precisa mudar com o tempo
  5. Voleio e Smash – Continental
1 toss 1 toss 2 1 toss 3 1 toss 4


Fim   / The End

 

 Acesso rápido para

as demais

partes do curso

 2ª Parte – A mecânica dos golpes
 3ª Parte – Aula – Exercícios e correções
 4ª Parte – Saque – Aula e correções
 5ª Parte – Golpes de Rede

 

Créditos: Todos os vídeos foram baixados do Youtube para serem editados:

.Anatoly Antipin, Dreamaboutsports, Essential Tennis, Optimum Tennis, Raquettemania, Slow Motion Tennis, Tennisspeed, TennisTop10’s, TennisUnleashed ,Thedopelope.