Aprenda o Jogo de Tênis

O jogo de tênis

O tênis é um jogo de disputa de pontos, em que se ganha pontos quando o adversário erra. Envolvendo uma bola e raquetes, pode ser jogado na forma de simples, com 2 tenistas, ou na forma de duplas, com 4 tenistas.

É um jogo inteligente que faz uso de tática e de técnica, além de aptidões físicas e psicológicas.

Na troca de bolas, o jogador tenta forçar seu adversário ao erro, usando bolas mais rápidas, altas ou curtas, aliando táticas que dificultem a resposta de seu oponente. Para tanto, o tenista precisa estudar seu adversário para descobrir, primeiramente, seus pontos fortes e fracos, e durante as trocas de bola, usar estratégias de ataque e defesa para supera-lo e ganhar os pontos.

A beleza dos movimentos e o estilo de um jogador, muitas vezes, não mudam o resultado de uma partida. Mas o entendimento do que está ocorrendo, o envolvimento, a evolução nas trocas de bolas e a mudança de estratégia, sim, podem fazer a diferença e reverter o resultado.

A maioria dos tenistas que está começando, imagina que para ganhar os pontos precisa apenas da força, como um bom saque e um grande forehand para dominar o ponto. Esquece que do outro lado da quadra, seu oponente pode ter ideias diferentes das suas, e procurar outros caminhos, estudando o seu jogo e armando uma estratégia que lhe dificulte a execução dos golpes que treinou, ou seja, seu adversário vai conduzi-lo ao erro, deixando-o nervoso e fazendo com que perca a serenidade. Assim é o jogo de tênis, cheio de armadilhas que precisamos conhecer e superar durante as partidas.

Um tenista inteligente procura treinar uma grande variedade de golpes, que poderíamos chamar de armas, para conseguir se defender ou mesmo atacar durante as trocas de bolas, mantendo o controle do ponto.  Estes golpes ou armas poderiam ser bolas altas, curtas, profundas, com efeitos e velocidades diferentes, para tirar o ritmo e tempo do seu oponente, deixando-o numa situação de desconforto, que o faça cometer erros simples.

 

GRIPE

O gripe é a forma que seguramos a raquete. Cada golpe no tênis requer um gripe para sua execução, bem como uma posição do corpo e uma distância da bola. Esta área irá ajudá-lo a entender esse aspecto importante do jogo, auxiliando-o a desenvolver um bom golpe.

Tipos de gripes:

  1. Forehand: Eastern, Semi-Western e Western
  2. Backhand: Continental, Eastern, Semi-Western
  3. Backhand 2 mãos para destros
    1. Mão direita: Continental (primeira opção),Eastern (segunda opção).
    2. Mão esquerda:Eastern (primeira opção), Semi-Western (segunda opção).
  4. Voleio: Continental para os dois lados e smash Principiantes: Não é errado usar o Eastern no forehand volley, mas limita o golpe e precisa mudar com o tempo.
  5. Saque Continental e Eastern BH Eastern BH para conseguir mais efeito na bola. Principiantes: Não é errado usar o Eastern FH, mas limita o golpe e precisa mudar com o tempo para aumentar a velocidade e conseguir efeito.
  6. Drop Shot: Forehand e backhand usar o Continental
  7. Slice: forehand e backhand usar o Continental

 

Entendam o gripe:

O cabo da raquete possui 8 faces (figura abaixo). A referência seria a  base do dedo indicador e a base da palma da mão como mostra a figura. Estas bases devem ficar em contato à face correta do cabo, como será explicado.

 img_1 img_2 img_3

Continental: face 2 destro e face 8 para canhoto .

Recomendado para os golpes de rede e smash, saque, bolas curtas (drop shot) e  para  golpes de fundo executados com slice.

img_3

Eastern forehand : face 3 destro e face 7 para canhoto

Gripe ideal para quem esta começando, possibilita um bom manuseio da raquete em das bolas, altas e baixas e conseguindo um moderado Top Spin.

img_4 Semi-Western Forehand: face 4 e face 6 para canhoto

Gripe recomendado para quem já está jogando e quer bater nas bolas com mais velocidade e  top spin, Ótimo bater  bolas altas e médias, mas dificulta bater  bolas mais baixas.

img_5 Western Forehand: Face 5 para destro e canhoto

Gripe usado por alguns profissionais e jovens de nível competitivo que procuram bater com muita velocidade e muito top spin. Ótimo para bola alta e para gerar spin, impossível bater bolas baixas, recomendasse mudar p gripe para bater bolas mais baixas.

img_6

Eastern Backhand : Face 1 para destro e canhoto

Recomendado para jogador que bate com 1 mão no revés, boa pegada para todos os tipos de bola.

img_7

 Western Backhand: Face 8

Usado por tenistas que batem apenas com uma mão e querem mais velocidade e top spin. Muito bom para bolas altas e  dificulta bater bolas mais baixas e slice.

img_8

 Backhand com 2 mãos  para  Destros:

Opção 1: mão direita Continental face 2 e Mão esquerda Forehand Eastern face 7

Opção 2: mão direita Eastern BH face 1 e Mão esquerda Semi-Western FH face 6

img_9 img_10

Backhand com 2 mãos  para  Canhoto:

Opção 1: mão esquerda Continental face 8 e Mão direita Forehand Eastern face 3

Opção 2: mão esquerda Eastern BH face 1 e Mão direita Semi-Western FH face 4

img_11 img_12

 

Parte 1 – Gripe do Forehand

 

 Parte 2 – Gripe do Backhand

 

 Parte 3 – Gripe do Saque

 

 Como segurar a raquete para os golpes de rede:

 

 Escolhendo a raquete:

 

Como escolher uma raquete?

Primeiramente, leve em consideração qual o seu nível de jogo, se iniciante, intermediário ou avançado.

Dependendo do seu nível e estilo de jogo a raquete pode tanto ajudar como dificultar na execução do golpe. Da mesma forma, a escolha da corda e sua tensão.

  1. As raquetes podem ser feitas de diferentes composições. Dependendo dessas composições, o peso e a flexibilidade podem mudar radicalmente.

Quanto menos flexível, maior o controle e menor a velocidade. Para aumentar a velocidade, é necessário ajustar a tensão da corda, usando menos tensão. De forma inversa, para uma raquete mais flexível usamos uma tensão mais forte para aumentar o controle.

Para os iniciantes, recomendo uma raquete com flexibilidade média com uma tensão abaixo de 55 libras.

  1. Existem diferentes tamanhos de raquetes como também dimensão da cabeça. Quanto maior a raquete e sua cabeça, maior a velocidade. Desta forma, recomendo para um nível iniciante uma raquete de tamanho médio para que consiga um pouco de velocidade e, ao mesmo tempo, controle do golpe.
  1. Quanto ao equilíbrio, a raquete pode ter seu peso direcionado da cabeça até chegar ao cabo. Quanto mais o peso for para a cabeça maior será a velocidade e, proporcionalmente, menor o controle. Para um iniciante, o recomendável seria uma raquete com o peso bem centralizado para ajudar no seu controle.
  1. Existem raquetes com diferentes perfis. Quanto mais largo, mais vai ajudar na velocidade, e seu peso direcionado para a cabeça. Assim sendo, para um iniciante não seria recomendado uma raquete com o perfil muito largo.
  1. Peso da raquete: Quanto mais pesada mais potencia na batida, jogadores experientes costumam usar raquetes acima de 320g, contudo, para iniciante (homem) é recomendável uma raquete por volta do 300gr e mulher por volta dos 270gr.
  1. Espaçamento das cordas: Para aumentar a velocidade dos golpes existem raquetes com menos cordas, ou seja, o espaçamento entre as cordas é maior, aumentando consideravelmente a velocidade da bola, e ao mesmo tempo, diminuindo o controle, que seria ideal para jogadores que possuem um ótimo controle de bola e querem aumentar a velocidade.
  1. Tipo de corda: Existe no mercado uma grande variedade de cordas, que podem ser de Nylon, multifilamentos, tripa sintética, tripa natural de carneiro. Além da variedade, existe também uma grande variação de espessura. Quanto mais próxima da tripa natural, maior será a sensibilidade na hora do contato com a bola, o que é recomendado para jogadores de nível avançado. Quanto mais fina a corda, maior a velocidade na batida, o que dificulta o jogo dos iniciantes.

Todos estes fatores influenciam bastante na escolha, mas sempre devemos prestar atenção ao estilo de jogo e idade, pois existem raquetes especiais para crianças, com tamanhos e peso diferenciados. No caso de adultos que já jogam, uma escolha errada pode atrapalhar o seu desempenho na quadra.

 

Os golpes de fundo e rede

Para quem está começando é importante conhecer os golpes e suas variedades, onde e como usa-los, dependendo da sua posição na quadra.

Podemos bater na bola depois do pingo na quadra ou antes do pingo na quadra. Se batermos a bola depois do pingo chamamos de golpes de fundo, se batermos na bola antes do pingo chamamos de voleio.

Qual a diferença?

Nos golpes de fundo (depois do pingo) temos mais tempo para preparar e organizar o golpe, conseguindo fazer um swing mais longo para acelerar mais a raquete e bater mais forte na bolinha.

Nos golpes de rede (antes da bolinha pingar) o tempo é reduzido, não sendo suficiente para fazer o swing. Desta forma, apenas tentamos bloquear a bola, interceptando sua trajetória e transferindo o peso do corpo para frente.

Movimentação dos pés

O movimento é um dos fatores mais importantes na determinação do sucesso no tênis.

O tênis é um jogo em movimento, onde a bola nunca vem igual. É preciso prestar muita atenção na trajetória da bola, exigindo uma grande movimentação dos pés o tempo todo.

Nessa grande movimentação, o equilíbrio é parte fundamental, pois nunca sabemos para onde vamos correr, qual a direção e qual a velocidade. Se conseguirmos manter o equilíbrio durante essa movimentação, chamado equilíbrio dinâmico, conseguiremos uma melhor recuperação e melhor posicionamento para a próxima bola.

Sempre que estamos mal equilibrados na chegada para a bola, a execução e recuperação serão deficientes e o esforço será muito maior.