Aquecimento

 

 

Porque fazer o warm up? Em descanso, os músculos e tendões tendem a ficar rígidos porque o fluxo de sangue diminui. Os objetivos do aquecimento são soltar os músculos e os tendões, para aumentar a amplitude do movimento das articulações, e elevar a temperatura do corpo. Um aquecimento bem feito começa por aumentar a temperatura do corpo e a circulação sanguínea.

O warm up deve ser uma pequena caminhada ou corrida, dependendo do seu porte atlético, passando, em seguida, a fazer alguns alongamentos dinâmicos, não estáticos.

O alongamento dinâmico é o mais adequado e eficaz para preparar o seu corpo para o movimento, e consiste em realizar uma série de exercícios que aumentam a temperatura corporal, além de alongar, fortalecer e estabilizar os músculos. Nos movimentos dinâmicos, passa-se de uma posição normal para uma posição que requer uma amplitude de movimento completa.

No tênis podemos simular o golpe de forehand ou o saque sem a bola, várias vezes. Seria um movimento sem carga e com muitas repetições, para aquecer o músculo e aumentar a circulação.

O alongamentos estático consiste em aguentar uma determinada posição durante 20-30 segundos sem qualquer tipo de movimento. Ou seja, simplesmente alongando um músculo, sem mover-me.

Para um tenista a hora ideal para este tipo de alongamento seria depois do treino. Observação: Cuidado! Não tente entrar em forma através da rotina do warm up. O warm up não é para cansar o corpo, é só para aquecer.

 

Como começar a jogar

 

Novos métodos de aprendizagem no tênis mostram que a progressão é o melhor caminho para desenvolver os golpes, o controle e a percepção.

Vamos conhecer o mini tênis: é uma progressão natural, onde começamos a jogar numa quadra reduzida (meia quadra) e, dependendo do nível e idade, usando bolas especiais que variam de 25% (vermelha), 50% (laranja), 75% (verde) chegando à tradicional com 100% do peso e pressão.

Esta progressão é muito importante para quem está começando, para conseguir executar os golpes com mais facilidade e conseguir uma maior troca de bolas para aprender mais rápido as necessidades do jogo com bolas mais lentas e numa quadra menor.

Essa progressão vai variando conforme a evolução do aluno, chegando à quadra inteira e bola amarela convencional, num curto espaço de tempo no caso de adulto. Crianças devem seguir rigorosamente as etapas pela idade, chegando às bolas amarelas, na faixa dos 10 a 12 anos.

 

A importância do tempo de bola

 

O tênis é um jogo de ritmo e tempo, e a maioria dos tenistas começa da forma errada, não entendendo que o treinamento começa no warm up, quando as bolas estão lentas e ritmadas.

A falta de foco durante o warm up são sinais claros de falta concentração. Muitos jogadores parecem acreditar que o treinamento realmente começa após o warm up, quando, na verdade, ele faz parte do treinamento.

Precisamos valorizar a dinâmica do warm up para jogar voleio, golpes de fundo com movimentos e mudanças de direção, trabalhando intensivamente no footwork e a prática dos primeiros golpes.