Curso para professores parte 3

Vamos entrar na primeira aula, ver o que precisamos fazer sentir as dificuldades do aluno e necessidades do professor.

Módulo 1 – Aula prática (parte 1)

Aqui está uma forma de estruturar a sua primeira aula com um exercício simples, passo a passo, para maximizar a aprendizagem do aluno:

  1. Introdução ao Exercício
  • Explique o Objetivo: Diga ao aluno que o exercício sem raquete servirá para desenvolver a coordenação e percepção, o equilíbrio e a precisão no golpe.
  • Breve Demonstração: Execute você umas vezes para que ele veja como deve ser feito. Mostre como pegar a bola, e arremessá-la de volta, enfatizando a postura e a movimentação do corpo.
  1. Lançamento da Bola
  • Lance a Bola: Comece lançando uma bola lenta que quique na frente dele para o aluno e peça que ele a segure apenas com a mão.
  • Instruções para Pegar a Bola: Diga ao aluno para se posicionar de modo a estar equilibrado e confortável.
  1. Posição do Corpo
  • Explique a Postura: Enquanto o aluno se prepara para pegar a bola, comente sobre a importância de ter uma boa base, como os pés alinhados com os ombros e o peso distribuído de forma equilibrada.
  • Movimentação: Destaque a importância de se mover na direção da bola, utilizando o passo de aproximação.
  1. A Mecânica do Golpe
  • Identifique as Fases:
    • Preparação: Como o braço deve ser posicionado, e a importância do olhar na bola.
    • Alavanca: Explique como a articulação do cotovelo deve se mover e como o ombro entra na ação.
    • Transferência de Peso: Mostre como transferir o peso do corpo para frente enquanto arremessa a bola.
  1. Executando o Arremesso
  • Concentrar na Execução: Lembre-se do que foi ensinado na parte da mecânica enquanto o aluno tenta arremessar a bola de volta.
  • Feedback: Dê feedback imediato, encorajando o aluno e corrigindo pequenas falhas na postura ou no movimento.
  1. Transição para a Raquete
  • Introdução à Raquete: Após algumas repetições bem-sucedidas, peça ao aluno para pegar a raquete.
  • Reproduzir o Exercício: Faça o mesmo exercício com a raquete, enfatizando a conexão entre o aprendizado anterior e o golpe com a raquete.
  • Reforço das Instruções: Lembre ao aluno de aplicar o que ele aprendeu na parte anterior: manter o equilíbrio, a movimentação correta e a transferência de peso.
  1. Conclusão do Exercício
  • Revisão: Faça uma breve revisão do que foi aprendido, destacando a importância de cada fase do movimento.
  • Prática Adicional: Sugira ao aluno praticar esses movimentos durante seus treinos em casa.

Esse tipo de atividade não só melhora as habilidades técnicas do aluno, mas também enfatiza a importância da mecânica do corpo, que é crucial no tênis.

Módulo 2 – Aula prática (parte 2)

Para ensinar tênis a um novo aluno! Aqui está um plano detalhado que você pode seguir para essa primeira prática, tanto para iniciantes quanto para aqueles com alguma experiência:

  1. Conhecimento do Aluno
  • Bater algumas bolas:Observe como o aluno reage, sua postura, os golpes e a coordenação motora. Pergunte se ele já tem alguma experiência anterior.
  1. Verificação da Pegada
  • Segurar a Raquete:Peça ao aluno para segurar a raquete e, se necessário, ajuste a pegada, dependendo do estilo desejado.
  1. Exercício de Lançamento de Bola
  • Pegando a Bola com a Mão:
    • Mostre ao aluno como pegar a bola com uma das mãos e lançá-la de volta.
    • Explique a importância de ter controle e precisão ao pegar a bola, o que se traduz em um bom forehand.
  1. Demonstração do Forehand
  • Interação e Demonstração:
    • Mostre o movimento do golpe forehand, enfatizando a posição do corpo, a movimentação dos pés e a finalização do golpe.
    • Utilize um sistema de feedback. Por exemplo, diga para o aluno observar onde a raquete deve estar no início e no final do golpe.
  1. Prática com a Raquete
  • Exercícios com a Raquete:
    • Após o exercício de lançamento, peça ao aluno para tentar pegar e bater na bola com a raquete.
    • Comece com o aluno em pé, lançando a bola em sua direção e pedindo que ele a golpeie com o forehand.
    • Dê dicas sobre a posição dos pés, o ângulo da raquete e a transferência de peso.
  1. Feedback e Ajustes
  • Análise do Golpe:Após algumas tentativas, ofereça feedback construtivo:
    • O que ele está fazendo bem e o que pode ser melhorado.
    • Faça ajustes nas técnicas conforme necessário.
  1. Consolidação
  • Repetição e Consolidação:Repita os exercícios para que ele se familiarize com o movimento e ganhe confiança.
  • Varie as distâncias e a altura dos lançamentos para desafiar o aluno conforme ele avança.
  1. Encerramento
  • Questione:Pergunte ao aluno como se sentiu durante os exercícios. Quais partes ele achou mais fáceis ou difíceis?
  • Preparação para a Próxima Aula:Explique o que será abordado nas próximas sessões e incentive a prática.

Esse método não só ajuda a engajar o aluno desde o início, mas também constrói uma base sólida para o desenvolvimento de suas habilidades no tênis. Boa sorte nas aulas.

Módulo 3 – Aula prática (parte 3)

Aqui estão algumas considerações e sugestões adicionais que podem ajudar a melhorar ainda mais suas aulas:

  1. Trabalho de Posições: Ao iniciar as aulas, assegure-se de que os alunos compreendam as diferentes posições e a importância da movimentação. Demonstre como estar na posição adequada pode influenciar o contato com a bola.
  2. Reforço do Movimento: Para incentivar os alunos a não pararem após o retorno, você pode introduzir exercícios de mobilidade lateral.
  3. Treinamento do Giro: Para o giro do corpo, use exercícios sem a bola. Peça aos alunos para praticarem o movimento do backswing só com a raquete, enfatizando a importância do braço esquerdo na coordenação do giro. Isso pode ajudar a criar uma conexão mais clara entre a parte superior e inferior do corpo.
  4. Exercícios com Bolas de Diferentes Velocidades: Mantenha a progressão de lançamentos. Comece com bolas lentas e vá aumentando a velocidade gradativamente. Isso permite que os alunos se acostumem com o tempo de reação e o ponto de contato.
  5. Feedback Visual e Verbal: Enquanto os alunos praticam, ofereça feedback constante. Use demonstrações visuais para que eles possam ver os ajustes em tempo real. As correções verbais devem ser específicas e diretas, ajudando os alunos a entenderem exatamente o que precisam ajustar.
  6. Foco no Ponto de Contato: Quando você educa os alunos sobre o ponto de contato, Deixe o aluno perto da rede e de frente para a quadra com a raquete do outro lado da rede e encostada nela, lance umas bolas com a mão fazendo a bola quicar antes de chegar nele, assim ele terá tempo de encontrar a bola na frente bem na frente do corpo sem levar a raquete para trás. Isso facilita a visualização e compreensão do ponto de contato.
  7. Prática Regular: Considere criar uma rotina de aquecimento que inclua exercícios focados nos pontos que você trabalhou. Isso ajuda a fixar a técnica e torna o aprendizado mais dinâmico.
  8. Feedback dos Alunos: Após as sessões práticas, pergunte aos alunos o que eles acharam das atividades e do que sentiram mais dificuldade. Isso pode fornecer insights valiosos para ajustar suas futuras aulas.
  9. Diversão: Mantenha a motivação alta incluindo jogos e competições leves que reforcem os conceitos que você ensinou.

Lembre-se sempre de adaptar as sugestões às necessidades e níveis dos seus alunos, promovendo um ambiente positivo de aprendizado.

Módulo 4 – Exercícios (Parte 1)

Durante toda a aula, é importante enfatizar a técnica correta de colocação dos pés e a necessidade de se manter sempre em uma posição baixa e equilibrada. Os exercícios com cones não apenas melhoram a movimentação lateral, mas também ajudam na preparação para a recuperação rápida, fundamental no tênis. Lembre-se de revisar o progresso individual e dar feedback específico a cada jogador para ajudar em seu desenvolvimento.

Módulo 5 – Exercícios (Parte 2)

Exercicio para trabalho lateral na quadra, correr para bater uma bola do lado e se recuperar rapidamente, sequencia de 6 bolas.

Módulo 6 -Exercícios (Parte 3)

Movimentação na quadra, aprenda a correr para frente nas bolas na diagonal e não muito longas, sequencia de 6 bolas.

 

Módulo 7 – Segunda aula prática (parte 1)

Na segunda aula, a avaliação do aluno é crucial para determinar o ritmo e a introdução de novas técnicas. Se o aluno demonstrou progresso e já se sente confortável com o forehand, pode ser um bom momento para começar a introduzir o backhand. Usando a mesma metodologia que foi aplicada ao forehand, você pode iniciar com exercícios simples que foquem nos fundamentos do backhand.

Aqui estão alguns pontos a considerar ao introduzir o backhand:

  1. Revisão Inicial: Antes de começar, faça uma breve revisão dos conceitos do forehand. Isso ajudará o aluno a conectar as técnicas e a entender que o que aprendeu no forehand pode ser aplicado ao backhand.
  2. Demonstrar a Técnica: Apresente de forma clara e visual a técnica do backhand, explicando a posição das mãos, pés e corpo. Utilize demonstrações e, se possível, vídeos de jogadores profissionais.
  3. Exercícios com Uma Bola: Inicie com exercícios de batida de bola onde o aluno possa praticar o movimento básico do backhand lançando bolas fáceis com a mão para que ele não tenha dificuldade e você esteja perto dele para interagir quando necessário.
  4. Progressão dos Exercícios: À medida que o aluno se sentir mais confortável, avance para exercícios mais complexos, fazendo se deslocar mais e variando até soltando bolas com a raquete.
  5. Feedback Constante: Dê feedback positivo e dicas de melhoria sempre que possível. Reforce os pontos em que o aluno está se saindo bem e ofereça orientações suaves sobre o que pode ser melhorado.
  6. Avaliação Contínua: Enquanto você introduz o backhand, fique atento às reações do aluno. Se ele parecer frustrado, leve em conta a possibilidade de voltar a focar no forehand, garantindo que ele mantenha a confiança e se sinta apoiado.
  7. Motivação e Confiança: Use palavras encorajadoras e destaque os avanços que ele está fazendo. A evolução é gradual, e sua abordagem deve sempre reforçar o progresso do aluno, mesmo que sejam pequenos passos.

Se, após a avaliação, você perceber que o aluno ainda está lutando com o forehand, é totalmente válido dedicar mais tempo a esse golpe. A saúde emocional e a confiança do aluno são primordiais no processo de aprendizado. A metas são alcançáveis quando o aluno se sente confiante e motivado, e sua função como professor é guiar esse processo da melhor maneira possível.

Módulo 8 – Segunda aula prática (parte 2)

Esta sequencia, a aula é exatamente da mesma forma que foi aplicada no forehand, apenas com alguns ajustes necessários, o aluno pode ter adaptações diferentes deste lado e você precisa fazer intervenções relacionadas com este golpe e corrigindo o possível erro.

Módulo 9 – Terceira aula prática 

Nesta aula você pode estruturar as atividades de forma a promover a revisão e a progressão das habilidades do aluno. Aqui está um possível planejamento:

Objetivo da Aula:

Revisar os fundamentos técnicos já ensinados e introduzir a movimentação e a troca de bolas, promovendo a melhora na percepção e no tempo de bola.

Estrutura da Aula:

  1. Aquecimento (10 minutos):
  • Realizar um aquecimento dinâmico, incluindo exercícios de mobilidade articular e alongamentos leves.
  • Jogar algumas bolas leves para que o aluno sinta a raquete e trabalhe a coordenação.
  1. Revisão Técnica (15 minutos):
  • Passe a bola com a mão, direcionando para os lados, fazendo com que o aluno pause e se prepare para o próximo movimento.
  • Lembre-o da importância da posição dos pés e da sua base para a execução correta dos golpes.
  1. Exercício de Movimentação (20 minutos):
  • Lançar bolas programadas em diferentes direções:
    • Bola em diagonal: Trabalhe a corrida lateral.
    • Bola em cima do corpo: Ajude a reforçar o golpe em posição central.
    • Bola na frente: Focalize no golpe em movimento para frente e na troca de direções.
    • Bola para trás: Estimule a movimentação para trás e um golpe defensivo.
  1. Troca de Bolas (15 minutos):
  • Dependendodo nível do aluno pode Incentivar a troca de bolas entre você e o aluno ou entre dois ou mais alunos, começando devagar e aumentando a intensidade.
  • Durante a troca, observe o tempo de bola e faça ajustes necessários, incentivando a manutenção do ritmo e a construção da confiança.
  1. Consolidação e Feedback (10 minutos):
  • Pergunte ao aluno como ele se sentiu durante os exercícios, o que ele achou mais fácil e mais difícil.
  • Dê feedback positivo e recomendações específicas para melhorar.

Dicas:

  • Esteja atento à postura do aluno e faça correções sutis quando necessário.
  • Mantenha um clima encorajador e divertido, para que a aprendizagem seja leve.
  • Use linguagem clara e objetiva ao explicar os fundamentos para garantir que o aluno compreenda e possa aplicar de imediato.

Com essas estratégias, você ajudará o aluno a fortalecer suas habilidades no tênis e a se sentir mais à vontade em quadra.

Módulo 10 – Quarta aula prática 

Aqui está um guia passo a passo para ensinar o saque no tênis, dividido em etapas e com exercícios separados, de maneira a facilitar a aprendizagem:

  1. Introdução ao Saque
  • Objetivo: Compreender a importância do saque e como ele se encaixa no jogo.
  • Exercício: Explique a posição inicial e a importância de um bom saque em um ponto. Mostre vídeos de saques bons e ruins para que os alunos visualizem.
  1. Fase de Preparação
  • Objetivo: Ensinar a posição básica antes do saque.
  • Exercício:
    • Posicionamento: Praticar a posição de pé com os pés na largura dos ombros, um pé ligeiramente à frente.
    • Empunhadura: Ensinar a empunhadura do hold (Grip), geralmente o Continental.
    • Postura: Trabalhar a postura com os joelhos levemente flexionados e o peso do corpo distribuído.
  1. Toss (Lançamento da Bola)
  • Objetivo: Aprender a lançar a bola corretamente.
  • Exercício:
    • Foco no Toss: Praticar o lançamento com a mão não dominante. O aluno deve lançar a bola para cima de forma controlada, evitando que a bola saia para os lados.
    • Altura do Toss: Ensinar a altura ideal para o lançamento da bola (geralmente acima da cabeça).
  1. Movimento do Saque
  • Objetivo: Compreender o movimento do saque e a coordenação entre os braços.
  • Exercício:
    • Braços Juntos: Instruir os alunos a iniciar o movimento com os dois braços juntos, descendo e subindo ao mesmo tempo.
    • Sequência de Movimentos: Dividir o saque em partes (descer, toss, golpe, follow-through) e praticar cada parte separadamente antes de juntar todas.
  1. Impacto da Bola
  • Objetivo: Aprender a bater na bola.
  • Exercício:
    • Início do Golpe: Com a bola lançada, praticar o movimento de acerto na bola.
    • Somente o Golpe: Ao se sentir confortável no toss, fazer o golpe num alvo específico.
  1. Follow Through (Finalização)
  • Objetivo: Compreender a importância da finalização do movimento.
  • Exercício:
    • Prática do Follow-Through: Após o impacto, os alunos devem praticar o movimento contínuo, terminando com a raquete baixa do lado da perna esquerda.
  1. Integração do Saque
  • Objetivo: Unir todas as fases em um único movimento.
  • Exercício:
    • Prática Completa: Depois de ter praticado cada parte separadamente, os alunos devem tentar realizar o saque completo, focando na fluidez do movimento e na coordenação.

Dicas Adicionais:

  • Feedback: Ofereça feedback positivo e construtivo ao longo do processo.
  • Pacientes: Reforce a paciência e a prática, já que o saque pode ser desafiador para muitos alunos.

Esse abordagem multimodal e segmentada ajuda os alunos a se sentirem mais confortáveis e confiantes ao aprender um golpe tão importante no tênis.

Avaliar o aluno para conhecer suas habilidades e conhecimento.
Entenda o aluno ou tenista, ele vai tentar fazer exatamente o que não faz na prática, vai 
tentar mostrar o que gostaria de fazer, se quiser conhecer melhor, teria que vê-lo jogando
um a partida para que ele jogue de verdade e você possa ver onde realmente precisa 
trabalhar.

Fim / The End

 

Acesso rápido para

as demais

partes do curso

1ª Parte – Introdução
2ª Parte – A mecânica dos golpes
4ª Parte – Saque – Aula e correções
5ª Parte – Golpes de Rede

 

Créditos: Todos os vídeos foram baixados do Youtube para serem editados:

Anatoly Antipin, Dreamaboutsports, Essential Tennis, Optimum Tennis, Raquettemania, Slow Motion Tennis, Tennisspeed, TennisTop10’s, TennisUnleashed ,Thedopelope.