Curso para professores parte 3
Vamos entrar na primeira aula, ver o que precisamos fazer sentir as dificuldades do aluno e necessidades do professor.
Módulo 1 – Aula prática (parte 1)
Aqui está uma forma de estruturar a sua primeira aula com um exercício simples, passo a passo, para maximizar a aprendizagem do aluno:
- Introdução ao Exercício
- Explique o Objetivo: Diga ao aluno que o exercício sem raquete servirá para desenvolver a coordenação e percepção, o equilíbrio e a precisão no golpe.
- Breve Demonstração: Execute você umas vezes para que ele veja como deve ser feito. Mostre como pegar a bola, e arremessá-la de volta, enfatizando a postura e a movimentação do corpo.
- Lançamento da Bola
- Lance a Bola: Comece lançando uma bola lenta que quique na frente dele para o aluno e peça que ele a segure apenas com a mão.
- Instruções para Pegar a Bola: Diga ao aluno para se posicionar de modo a estar equilibrado e confortável.
- Posição do Corpo
- Explique a Postura: Enquanto o aluno se prepara para pegar a bola, comente sobre a importância de ter uma boa base, como os pés alinhados com os ombros e o peso distribuído de forma equilibrada.
- Movimentação: Destaque a importância de se mover na direção da bola, utilizando o passo de aproximação.
- A Mecânica do Golpe
- Identifique as Fases:
- Preparação: Como o braço deve ser posicionado, e a importância do olhar na bola.
- Alavanca: Explique como a articulação do cotovelo deve se mover e como o ombro entra na ação.
- Transferência de Peso: Mostre como transferir o peso do corpo para frente enquanto arremessa a bola.
- Executando o Arremesso
- Concentrar na Execução: Lembre-se do que foi ensinado na parte da mecânica enquanto o aluno tenta arremessar a bola de volta.
- Feedback: Dê feedback imediato, encorajando o aluno e corrigindo pequenas falhas na postura ou no movimento.
- Transição para a Raquete
- Introdução à Raquete: Após algumas repetições bem-sucedidas, peça ao aluno para pegar a raquete.
- Reproduzir o Exercício: Faça o mesmo exercício com a raquete, enfatizando a conexão entre o aprendizado anterior e o golpe com a raquete.
- Reforço das Instruções: Lembre ao aluno de aplicar o que ele aprendeu na parte anterior: manter o equilíbrio, a movimentação correta e a transferência de peso.
- Conclusão do Exercício
- Revisão: Faça uma breve revisão do que foi aprendido, destacando a importância de cada fase do movimento.
- Prática Adicional: Sugira ao aluno praticar esses movimentos durante seus treinos em casa.
Esse tipo de atividade não só melhora as habilidades técnicas do aluno, mas também enfatiza a importância da mecânica do corpo, que é crucial no tênis.
Módulo 2 – Aula prática (parte 2)
Para ensinar tênis a um novo aluno! Aqui está um plano detalhado que você pode seguir para essa primeira prática, tanto para iniciantes quanto para aqueles com alguma experiência:
- Conhecimento do Aluno
- Bater algumas bolas:Observe como o aluno reage, sua postura, os golpes e a coordenação motora. Pergunte se ele já tem alguma experiência anterior.
- Verificação da Pegada
- Segurar a Raquete:Peça ao aluno para segurar a raquete e, se necessário, ajuste a pegada, dependendo do estilo desejado.
- Exercício de Lançamento de Bola
- Pegando a Bola com a Mão:
- Mostre ao aluno como pegar a bola com uma das mãos e lançá-la de volta.
- Explique a importância de ter controle e precisão ao pegar a bola, o que se traduz em um bom forehand.
- Demonstração do Forehand
- Interação e Demonstração:
- Mostre o movimento do golpe forehand, enfatizando a posição do corpo, a movimentação dos pés e a finalização do golpe.
- Utilize um sistema de feedback. Por exemplo, diga para o aluno observar onde a raquete deve estar no início e no final do golpe.
- Prática com a Raquete
- Exercícios com a Raquete:
- Após o exercício de lançamento, peça ao aluno para tentar pegar e bater na bola com a raquete.
- Comece com o aluno em pé, lançando a bola em sua direção e pedindo que ele a golpeie com o forehand.
- Dê dicas sobre a posição dos pés, o ângulo da raquete e a transferência de peso.
- Feedback e Ajustes
- Análise do Golpe:Após algumas tentativas, ofereça feedback construtivo:
- O que ele está fazendo bem e o que pode ser melhorado.
- Faça ajustes nas técnicas conforme necessário.
- Consolidação
- Repetição e Consolidação:Repita os exercícios para que ele se familiarize com o movimento e ganhe confiança.
- Varie as distâncias e a altura dos lançamentos para desafiar o aluno conforme ele avança.
- Encerramento
- Questione:Pergunte ao aluno como se sentiu durante os exercícios. Quais partes ele achou mais fáceis ou difíceis?
- Preparação para a Próxima Aula:Explique o que será abordado nas próximas sessões e incentive a prática.
Esse método não só ajuda a engajar o aluno desde o início, mas também constrói uma base sólida para o desenvolvimento de suas habilidades no tênis. Boa sorte nas aulas.
Módulo 3 – Aula prática (parte 3)
Aqui estão algumas considerações e sugestões adicionais que podem ajudar a melhorar ainda mais suas aulas:
- Trabalho de Posições: Ao iniciar as aulas, assegure-se de que os alunos compreendam as diferentes posições e a importância da movimentação. Demonstre como estar na posição adequada pode influenciar o contato com a bola.
- Reforço do Movimento: Para incentivar os alunos a não pararem após o retorno, você pode introduzir exercícios de mobilidade lateral.
- Treinamento do Giro: Para o giro do corpo, use exercícios sem a bola. Peça aos alunos para praticarem o movimento do backswing só com a raquete, enfatizando a importância do braço esquerdo na coordenação do giro. Isso pode ajudar a criar uma conexão mais clara entre a parte superior e inferior do corpo.
- Exercícios com Bolas de Diferentes Velocidades: Mantenha a progressão de lançamentos. Comece com bolas lentas e vá aumentando a velocidade gradativamente. Isso permite que os alunos se acostumem com o tempo de reação e o ponto de contato.
- Feedback Visual e Verbal: Enquanto os alunos praticam, ofereça feedback constante. Use demonstrações visuais para que eles possam ver os ajustes em tempo real. As correções verbais devem ser específicas e diretas, ajudando os alunos a entenderem exatamente o que precisam ajustar.
- Foco no Ponto de Contato: Quando você educa os alunos sobre o ponto de contato, Deixe o aluno perto da rede e de frente para a quadra com a raquete do outro lado da rede e encostada nela, lance umas bolas com a mão fazendo a bola quicar antes de chegar nele, assim ele terá tempo de encontrar a bola na frente bem na frente do corpo sem levar a raquete para trás. Isso facilita a visualização e compreensão do ponto de contato.
- Prática Regular: Considere criar uma rotina de aquecimento que inclua exercícios focados nos pontos que você trabalhou. Isso ajuda a fixar a técnica e torna o aprendizado mais dinâmico.
- Feedback dos Alunos: Após as sessões práticas, pergunte aos alunos o que eles acharam das atividades e do que sentiram mais dificuldade. Isso pode fornecer insights valiosos para ajustar suas futuras aulas.
- Diversão: Mantenha a motivação alta incluindo jogos e competições leves que reforcem os conceitos que você ensinou.
Lembre-se sempre de adaptar as sugestões às necessidades e níveis dos seus alunos, promovendo um ambiente positivo de aprendizado.
Módulo 4 – Exercícios (Parte 1)
Durante toda a aula, é importante enfatizar a técnica correta de colocação dos pés e a necessidade de se manter sempre em uma posição baixa e equilibrada. Os exercícios com cones não apenas melhoram a movimentação lateral, mas também ajudam na preparação para a recuperação rápida, fundamental no tênis. Lembre-se de revisar o progresso individual e dar feedback específico a cada jogador para ajudar em seu desenvolvimento.
Módulo 5 – Exercícios (Parte 2)
Exercicio para trabalho lateral na quadra, correr para bater uma bola do lado e se recuperar rapidamente, sequencia de 6 bolas.
Módulo 6 -Exercícios (Parte 3)
Movimentação na quadra, aprenda a correr para frente nas bolas na diagonal e não muito longas, sequencia de 6 bolas.
Módulo 7 – Segunda aula prática (parte 1)
Na segunda aula, a avaliação do aluno é crucial para determinar o ritmo e a introdução de novas técnicas. Se o aluno demonstrou progresso e já se sente confortável com o forehand, pode ser um bom momento para começar a introduzir o backhand. Usando a mesma metodologia que foi aplicada ao forehand, você pode iniciar com exercícios simples que foquem nos fundamentos do backhand.
Aqui estão alguns pontos a considerar ao introduzir o backhand:
- Revisão Inicial: Antes de começar, faça uma breve revisão dos conceitos do forehand. Isso ajudará o aluno a conectar as técnicas e a entender que o que aprendeu no forehand pode ser aplicado ao backhand.
- Demonstrar a Técnica: Apresente de forma clara e visual a técnica do backhand, explicando a posição das mãos, pés e corpo. Utilize demonstrações e, se possível, vídeos de jogadores profissionais.
- Exercícios com Uma Bola: Inicie com exercícios de batida de bola onde o aluno possa praticar o movimento básico do backhand lançando bolas fáceis com a mão para que ele não tenha dificuldade e você esteja perto dele para interagir quando necessário.
- Progressão dos Exercícios: À medida que o aluno se sentir mais confortável, avance para exercícios mais complexos, fazendo se deslocar mais e variando até soltando bolas com a raquete.
- Feedback Constante: Dê feedback positivo e dicas de melhoria sempre que possível. Reforce os pontos em que o aluno está se saindo bem e ofereça orientações suaves sobre o que pode ser melhorado.
- Avaliação Contínua: Enquanto você introduz o backhand, fique atento às reações do aluno. Se ele parecer frustrado, leve em conta a possibilidade de voltar a focar no forehand, garantindo que ele mantenha a confiança e se sinta apoiado.
- Motivação e Confiança: Use palavras encorajadoras e destaque os avanços que ele está fazendo. A evolução é gradual, e sua abordagem deve sempre reforçar o progresso do aluno, mesmo que sejam pequenos passos.
Se, após a avaliação, você perceber que o aluno ainda está lutando com o forehand, é totalmente válido dedicar mais tempo a esse golpe. A saúde emocional e a confiança do aluno são primordiais no processo de aprendizado. A metas são alcançáveis quando o aluno se sente confiante e motivado, e sua função como professor é guiar esse processo da melhor maneira possível.
Módulo 8 – Segunda aula prática (parte 2)
Esta sequencia, a aula é exatamente da mesma forma que foi aplicada no forehand, apenas com alguns ajustes necessários, o aluno pode ter adaptações diferentes deste lado e você precisa fazer intervenções relacionadas com este golpe e corrigindo o possível erro.
Módulo 9 – Terceira aula prática
Nesta aula você pode estruturar as atividades de forma a promover a revisão e a progressão das habilidades do aluno. Aqui está um possível planejamento:
Objetivo da Aula:
Revisar os fundamentos técnicos já ensinados e introduzir a movimentação e a troca de bolas, promovendo a melhora na percepção e no tempo de bola.
Estrutura da Aula:
- Aquecimento (10 minutos):
- Realizar um aquecimento dinâmico, incluindo exercícios de mobilidade articular e alongamentos leves.
- Jogar algumas bolas leves para que o aluno sinta a raquete e trabalhe a coordenação.
- Revisão Técnica (15 minutos):
- Passe a bola com a mão, direcionando para os lados, fazendo com que o aluno pause e se prepare para o próximo movimento.
- Lembre-o da importância da posição dos pés e da sua base para a execução correta dos golpes.
- Exercício de Movimentação (20 minutos):
- Lançar bolas programadas em diferentes direções:
- Bola em diagonal: Trabalhe a corrida lateral.
- Bola em cima do corpo: Ajude a reforçar o golpe em posição central.
- Bola na frente: Focalize no golpe em movimento para frente e na troca de direções.
- Bola para trás: Estimule a movimentação para trás e um golpe defensivo.
- Troca de Bolas (15 minutos):
- Dependendodo nível do aluno pode Incentivar a troca de bolas entre você e o aluno ou entre dois ou mais alunos, começando devagar e aumentando a intensidade.
- Durante a troca, observe o tempo de bola e faça ajustes necessários, incentivando a manutenção do ritmo e a construção da confiança.
- Consolidação e Feedback (10 minutos):
- Pergunte ao aluno como ele se sentiu durante os exercícios, o que ele achou mais fácil e mais difícil.
- Dê feedback positivo e recomendações específicas para melhorar.
Dicas:
- Esteja atento à postura do aluno e faça correções sutis quando necessário.
- Mantenha um clima encorajador e divertido, para que a aprendizagem seja leve.
- Use linguagem clara e objetiva ao explicar os fundamentos para garantir que o aluno compreenda e possa aplicar de imediato.
Com essas estratégias, você ajudará o aluno a fortalecer suas habilidades no tênis e a se sentir mais à vontade em quadra.
Módulo 10 – Quarta aula prática
Aqui está um guia passo a passo para ensinar o saque no tênis, dividido em etapas e com exercícios separados, de maneira a facilitar a aprendizagem:
- Introdução ao Saque
- Objetivo: Compreender a importância do saque e como ele se encaixa no jogo.
- Exercício: Explique a posição inicial e a importância de um bom saque em um ponto. Mostre vídeos de saques bons e ruins para que os alunos visualizem.
- Fase de Preparação
- Objetivo: Ensinar a posição básica antes do saque.
- Exercício:
- Posicionamento: Praticar a posição de pé com os pés na largura dos ombros, um pé ligeiramente à frente.
- Empunhadura: Ensinar a empunhadura do hold (Grip), geralmente o Continental.
- Postura: Trabalhar a postura com os joelhos levemente flexionados e o peso do corpo distribuído.
- Toss (Lançamento da Bola)
- Objetivo: Aprender a lançar a bola corretamente.
- Exercício:
- Foco no Toss: Praticar o lançamento com a mão não dominante. O aluno deve lançar a bola para cima de forma controlada, evitando que a bola saia para os lados.
- Altura do Toss: Ensinar a altura ideal para o lançamento da bola (geralmente acima da cabeça).
- Movimento do Saque
- Objetivo: Compreender o movimento do saque e a coordenação entre os braços.
- Exercício:
- Braços Juntos: Instruir os alunos a iniciar o movimento com os dois braços juntos, descendo e subindo ao mesmo tempo.
- Sequência de Movimentos: Dividir o saque em partes (descer, toss, golpe, follow-through) e praticar cada parte separadamente antes de juntar todas.
- Impacto da Bola
- Objetivo: Aprender a bater na bola.
- Exercício:
- Início do Golpe: Com a bola lançada, praticar o movimento de acerto na bola.
- Somente o Golpe: Ao se sentir confortável no toss, fazer o golpe num alvo específico.
- Follow Through (Finalização)
- Objetivo: Compreender a importância da finalização do movimento.
- Exercício:
- Prática do Follow-Through: Após o impacto, os alunos devem praticar o movimento contínuo, terminando com a raquete baixa do lado da perna esquerda.
- Integração do Saque
- Objetivo: Unir todas as fases em um único movimento.
- Exercício:
- Prática Completa: Depois de ter praticado cada parte separadamente, os alunos devem tentar realizar o saque completo, focando na fluidez do movimento e na coordenação.
Dicas Adicionais:
- Feedback: Ofereça feedback positivo e construtivo ao longo do processo.
- Pacientes: Reforce a paciência e a prática, já que o saque pode ser desafiador para muitos alunos.
Esse abordagem multimodal e segmentada ajuda os alunos a se sentirem mais confortáveis e confiantes ao aprender um golpe tão importante no tênis.
Avaliar o aluno para conhecer suas habilidades e conhecimento. Entenda o aluno ou tenista, ele vai tentar fazer exatamente o que não faz na prática, vai tentar mostrar o que gostaria de fazer, se quiser conhecer melhor, teria que vê-lo jogando um a partida para que ele jogue de verdade e você possa ver onde realmente precisa trabalhar.
Fim / The End
Acesso rápido paraas demaispartes do curso |
1ª Parte – Introdução |
2ª Parte – A mecânica dos golpes | |
4ª Parte – Saque – Aula e correções | |
5ª Parte – Golpes de Rede |
Créditos: Todos os vídeos foram baixados do Youtube para serem editados:
Anatoly Antipin, Dreamaboutsports, Essential Tennis, Optimum Tennis, Raquettemania, Slow Motion Tennis, Tennisspeed, TennisTop10’s, TennisUnleashed ,Thedopelope.