Forehand
Gripe Forehand Eastern parte 1
Aula mostrando como segurar a raquete com o gripe Eastern de Forehand, forma facil e recomendada para tenistas que buscam um bom forehand.
Gripe Forehand Semi Western parte 2
Nesta segunda parte você vai aprender o grip semi-western, um gripe mais direcionado a batida do topspin.
Usando a seção 4 da raquete, a face fica voltada para o chão, facilitando uma maior movimentação do punho para gerar velocidade e também, facilitando a cabeça da raquete abaixar durante a aceleração para subir mais vertical na zona do impacto.
Gripe Forehand Western parte 3
Parte 3 – Mostrando como pode ser a pegada na raquete para quem deseja muito topspin e acelerar a bola.
O gripe chamado Full western, é uma pegada bastante difícil para tenistas iniciantes, exige mais velocidade durante a execução e ajustes bem diferenciados com relação ao ponto de contato, as vezes nada natural para o corpo. É uma pegada muito usada entre os tenistas profissionais, por facilitar executar bolas mais altas e cheias de efeito, mas nada recomendável para tenistas de clube ou iniciantes.
Gripe Forehand Continental parte 4
Parte 4 – Ajuste para bolas mais difíceis, dropshot e slice. Na hora do aperto, ou até nos momentos de mais improvisações o gripe que consegue mais variedades seria o Continental, mesmo não conseguindo o topspin desejado e velocidade pretendida, com o Continental conseguira improvisar e retornar a bola para o outro lado da quadra.
Aula – Correção forehand
Não importa qual o problema, a ideia é transformar algo que pensa ser impossível em algo simples, comece a bater de uma forma simples e transforme seu golpe.
Como executar o Topspin
Comece a dar o topspin no seu forehand, nesta aula poderá aprender alguns detalhes para ajudar no seu golpe, se quiser ver o curso completo, existe o curso Forehand com topspin na área dos cursos.
Forehand Federer contato e aceleração
Analise do forehand mostrando o ponto de contato bem na frente, braço estendido e como é a execução, aceleração e desaceleração do golpe.
Trabalho dos pés no forehand – David Goffin
Tenistas profissionais parecem bailarinos na quadra, flutuam na quadra e conseguem transferir o peso com muita naturalidade facilitando inclusive na recuperação da quadra.
Muitas são as técnicas usadas, esta que você vai ver agora é utilizada nas bolas mais longas onde o tenista bate com os dois pés no alto, prepara o golpe se aproximando com o pé de trás, flexiona o joelho para buscar força empurrando o chão e salta para a bola transferindo o peso para a perna oposta depois do impacto, facilitando o posicionamento dos pés para uma rápida recuperação.
Dica – Não atrase a batida, antecipe!
Mesmo numa bola mais longa, a antecipação na preparação é a chave de um bom golpe! Prepare cedo, antes da bola pingar na quadra.
Dica – Mais topspin no forehand
Acrescente mais vertical no seu golpe, esta é a forma para conseguir mais giro na bola.
Fundamentos do forehand com topspin – Parte 1
Para conseguir inserir o topspin no seu golpe precisa unir duas forças, primeiramente veja nesta primeira parte a força vertical, a força que precisa para fazer a bolinha girar e pegar o efeito.
Fundamentos do forehand com topspin – Parte 2
Nesta segunda parte, você já conseguiu fazer a bola girar, agora precisa fazer ela andar para sair do meio da quadra, é hora da força horizontal, como conseguimos essa força?
Como melhorar o Controle e direção da bola no forehand
Para conseguirmos um melhor controle da bola e também direção, a face da raquete deve estar focada para onde queremos que a bola vá, e para que isto aconteça de uma forma natural, force a raquete seguir a mesma trajetória da bola, veja nesta aula como fazer e como treinar.
Faça um ajuste simples no seu Forehand
As vezes um pequeno erro pode comprometer o seu golpe, se for o que está acontecendo no seu golpe, faça este pequeno ajuste e bata com mais velocidade e naturalidade.
Como melhorar a transferência do peso durante a execução do golpe
A transferência deve ser algo natural, para que isto aconteça desta forma faça alguns exercícios simples para conseguir organizar o corpo e conseguir executar o golpe de uma forma mais confortável.
Forehand exercício de correção
É difícil descobrir um exercício para correção do golpe, vai depender do tipo de correção precisa. Este exercício pode ajudar no equilíbrio ou terminação, o congelamento é uma forma muito eficaz para estes problemas.
3 dicas importantes para melhorar o forehand parte 1
Fundamentos
3 dicas importantes para melhorar o forehand parte 2
Giro inicial
3 dicas importantes para melhorar o forehand parte 3
Antecipar
3 dicas importantes para melhorar o forehand parte 4
Transferência
Serie Lobster Forehand – Exercícios ( Foot woork)
Para conseguirmos melhorar o golpe, a movimentação na quadra passa a ser o foco mais importante, neste sentido podemos utilizar uma lançadora de bolas para treinarmos sozinhos e conseguir uma grande evolução neste fundamento, movimentação dos pés.
Garbine Muguruza Forehand
Samantha Stosur forehand em super slow motion
Andy Murray forehand
Murray executa o forehand em duas situações:
1. Numa bola confortável onde consegue usar todos os fundamentos como: Split step, giro inicial, backswing curto, flexão dos joelhos buscando força junto com a torção do tronco, explosão e distorção do tronco para bater na frente com uma grande entrada do corpo pra frente finalizando.
2. Numa bola distante do corpo onde precisa usar e ordenar todo o corpo durante a corrida: Durante a corrida sempre o calcanhar entra em contato antes em contato com o solo, ao aproximar da bola inicia o backswing, apoia o pé direito para ter uma boa base e conseguir impulsão para bater forte e manter o corpo equilibrado.
Como ajustar o backswing no forehand
O backswing não deve ser longo, precisamos melhorar o giro inicial (unit turn) e ter muito cuidado para não esticar o braço no momento errado ou mesmo deixar ir muito para trás, se isto acontecer, vamos perder velocidade e atrasar o ponto de batida, criando um esforço maior para o braço e principalmente para o ombro.
Forehand de Simona Halep
Tenista profissional romena, em 2015 foi a número 2 no ranking da WTA.
Os golpes podem ser executados de maneiras diferentes, sempre se ajustando a conceitos corretos pela biomecânica para não causar lesões, desta forma os tenistas se adaptam da forma que o corpo permite e sente facilidade, um bom exemplo disto seria o tenista Gulbis neste vídeo onde executa o forehand.
Como acelerar cabeça da raquete no forehand
Nesta aula você vai aprender a importância em usar a transferência do peso da cabeça da raquete durante a preparação e execução do golpe para acelerar e aumentar a velocidade do seu golpe.
Federer mecânica do forehand
Murray Forehand em movimento
Ranoic slice service
Newton fh pra frente
Forehand Back Swing
Vamos melhorar o giro inicial e pensar um pouco no caminho da raquete, vamos trabalhar agora com um looping da forma correta para conseguir mais velocidade e spin nas bolas.
Forehand para iniciante parte 1 – O básico
Você nunca jogou e quer começar a jogar, procure buscar fórmulas simples não tente bater rápido, nem buscar efeitos. A ideia seria sentir a raquete e a bolinha e aprender aos poucos a controlar a bolinha e sua força. Os ajustes vem aos poucos, precisamos primeiramente ajustar o corpo com as necessidades do jogo, conhecer a raquete, a quadra e claro como se ajustar para a bola que está em movimento.
Forehand para iniciante parte 2 – Giro inicial
Nesta segunda parte onde já conseguimos trocar umas bolas, precisamos começar a melhorar a forma de levar a raquete para trás, ou como melhorar a preparação! Agora é hora de aprender o giro inicial para conseguirmos antecipar e manter o controle sobre o golpe.
Forehand para iniciante parte 3 – Como se ajustar para a bola
Nesta terceira parte já podemos pensar em ajustar melhor o corpo para bolas mais baixas e até pensar em aumentar a velocidade. Nas bolas mais baixas não devemos apenas abaixar a raquete, precisamos flexionar os joelhos para abaixar a cintura e durante a execução do golpe, levantar o corpo para empurrar o corpo para cima e para frente para ganharmos força.
Forehand para iniciante parte 4 – Rotação do ombro
Nesta quarta parte, vamos prestar atenção na entrada da bola e na rotação do ombro durante e após a batida. Na execução do golpe não usamos apenas o braço, usamos o corpo num todo, começando de baixo para cima, Vamos entender de uma forma bem simples como isto acontece e como devemos fazer.
Forehand para iniciante parte 5 – Terminação
O que seria a terminação, é sempre igual? se entendermos o que é a terminação nosso golpe fica muito mais eficiente, muitos tenistas chegam bem nas bolas, fazem uma perfeita preparação e começam a ter o problema durante a execução por não entenderem que dependendo da sua intenção a terminação pode ser diferente e se isto não acontecer, o golpe pode ser prejudicado. Para cada tipo de bola existe um tipo de terminação, vamos assistir esta aula para entender como acontece.
Forehand para iniciante parte 6 – Ponto de batida
Agora na parte 6, vamos melhorar o ponto de batida entendendo qual seria o melhor momento de bater na bola e porque! este detalhe também é muito importante para melhorar inclusive a velocidade da bola e controle.
Forehand para iniciante parte 7 – Recuperação da quadra
Nesta última parte, você já deve estar jogando e precisa aprende o que fazer depois que bater na bola. o maior erro de quem está começando é imaginar que depois que bateu na bola a missão está cumprida, e esquece que esta bola pode voltar! Para melhorar o seu jogo, vai ter que prestar atenção na recuperação da quadra, não ficar admirando a sua jogada e continuar parado apenas olhando sua jogada.
Forenand: melhorar as paralelas e cruzadas
Posicionamento dos pés: Como se ajustar para bater bolas paralelas ou cruzadas, qual a melhor forma de apoiar o corpo para executar estes tipos de bolas.
Forehand, melhorar trabalho lateral e recuperação na quadra
Trabalho de perna, como melhorar a chegada na bola e conseguir voltar rápido.
1. chegar bem
2. execução do golpe
3. recuperação na quadra
Forenand, melhorar movimentação para frente e para trás
Melhorar a movimentação na quadra, agora nesta aula como trabalhar pra frente e para trás.
Forehand avançado aumentar o spin
Nesta aula vamos observar e aprender o quanto o uso do punho pode ajudar na aceleração da batida e como deve ser esta rotação.
Como treinar o equilíbrio no forehand
Numa outra aula expliquei que para melhorar os golpes precisamos treinar o equilíbrio, bem, agora nesta aula vamos aprender um exercício para treinar esta estabilidade e coordenação, que envolve os dois braços.
Congele no final
Equilíbrio como pode melhorar depois da execução do golpe? Nesta aula vamos trabalhar um pouco no momento da execução do golpe, ver quando podemos movimentar os pés e quando devemos permanecer estabilizados durante esta execução. Sempre escutamos falar que precisamos parar para bater na bola, mas é claro que isto é quase que impossível durante as trocas de bolas….mas podemos, sim treinar para melhorar o equilíbrio do corpo e conseguir bater melhor e também conseguir se recuperar na quadra mais rapidamente..
Fim / The End
Acesso rápido paraas demaispartes do treino |
1ª Parte – Saque |
3ª Parte – Backhand 1 mão | |
4ª Parte – Backhand 2 mãos | |
5ª Parte – Golpes de Rede | |
6ª Parte – Tática Simples/Dupla | |
7ª Parte – Técnica |
Bons treinos!!
Qualquer dúvida ou sugestão que possa melhorar o site e a forma de aprender, dê seu feedback!
O objetivo é sempre melhorar e dar boas informações para que possa melhorar o seu jogo e continuar curtindo o site.