Saque – Ajustar para ter consistência e efeito

postado em: Blog | 0

Saque

O saque provavelmente é o golpe mais importante do jogo, o golpe em que tenista se impõe no ponto mantendo o domínio da jogada, mas isto não acontece em todos os níveis de tenistas, para conseguir esta vantagem o tenista precisa ter um saque consistente, bem direcionado, ou seja um saque com efeito e rápido.

Quem está iniciando, não consegue ter esta vantagem, o saque não é consistente, não tem direção e efeito, tem apenas velocidade mas com uma margem de erro muito grande, que acaba sendo uma desvantagem, erra mais do que acerta. Com esta margem alta de erro, fica dependendo do segundo saque muito fraco para por a bola em jogo deixando a vantagem para quem está respondendo.

Acelerar

Para você começar a pensar em acelerar o saque, avalie seu golpe, você consegue direcionar saque e colocar a bola onde quer? Consegue sacar com efeito? O saque é consistente?

Se você se enquadra neste perfil, pode começar a pensar em aumentar a velocidade no seu saque, caso contrário, tente descobrir o que precisa fazer, onde mudar e como treinar para melhorar estes detalhes para depois pensar na velocidade.

A velocidade no saque é uma segunda fase do golpe, primeiro trabalhe na regularidade e controle do saque para depois entrar na velocidade.

 

Onde trabalhar para ganhar velocidade no saque?

 

São vários fatores que podem mudar o seu saque, a velocidade não vem apenas de um detalhes, vem de um conjunto de ações do corpo que juntos fazem a cabeça da raquete ganhar velocidade.

Pra você entender, quando um tenista saca a 200 km/h, a bolinha deve absorver esta velocidade de algum lugar, no caso, seria da cabeça da raquete, ou seja, você precisa acelerar a raquete para que ela chegue nesta velocidade e transfira para a bola os 200 km/h.

Para chegar neste ponto, precisa descobrir detalhes do corpo que possam ajudar a isso, alguns detalhes são simples e outros mais complicados e precisam ser trabalhados com muito carinho.

Veja alguns destes detalhes

  1. Grip adequado
  2. Posicionamento dos pés da forma certa
  3. Relaxamento do corpo
  4. Tempo correto dos braços (Timming )
  5. Toss perfeito
  6. Posição troféu no tempo certo e equilibrada
  7. Flexão e extensão dos joelhos
  8. Torção do quadril
  9. Movimentação dos ombros
  10. Extensão do braço
  11. Perfeita pronação no saque
  12. Perfeito ponto de contato
  13. Cair dentro da quadra
  14. Equilíbrio no saque

Estes seriam alguns detalhes, claro que existem mais e todos devem trabalhar em harmonia, se um destes detalhes entrar fora do tempo você quebra a cadeia cinética do saque e perde velocidade.

Como são muitos detalhes a serem trabalhados, vamos hoje focar apenas num deles, na naturalidade do arremesso para que você consiga melhorar o saque sem pensar em muitos detalhes.

Vamos trabalhar no arremesso e como buscar força no saque.

 

Nunca esqueça: Para mudar algo no golpe, é importantíssimo fazer uma análise?

 

Porque?

Você quer melhorar rápido o saque e ver o resultado quase que de imediato!

Com uma análise o tiro é certeiro, não vai perder tempo e ser cobaia de hipóteses e dicas furadas! Com uma análise vai identificar o problema e começar a trabalhar onde realmente precisa..

Relembrando alguns pontos básicos:

1ª  O inicio do golpe pode ser diferente, você cria seu ritual!  Não vai comprometer na mecânica.

Cada tenista acha sua forma e naturalidade no saque para deixar o corpo confortável. O relaxamento no saque é fundamental,  o corpo deve estar solto para buscar força.

Matteo 1 Federer 1

2ª Toss

Não é igual, os braços pode seguir em caminhos diferentes, contudo e esquerdo vai colocar a bola no alto e se manter esticado do inicio da aceleração da cabeça raquete.

Matteo 2 Federer 2

 

3ª Posição troféu

Importantíssimo, mesmo que diferente o início, o corpo vai se ajustar para cair na posição troféu da melhor forma possível, bem equilibrado e pronto para explodir contra a bola, assim conseguem iniciar a aceleração da cabeça da raquete.

 

Matteo 3 Federer 3

 

4ª Ponto de contato

Neste momento os dois tenistas são praticamente iguais.

O corpo ainda não está de frente para a quadra, mas totalmente esticado transferindo tudo que preparou para a bola.

Matteo 4 Federer 4

 

5ª Desaceleração –

A desaceleração é relacionada com a velocidade, efeito e intenção do saque desejado. Quando caem na quadra, o primeiro contato é com o pé esquerdo mantendo o equilíbrio, flexionando o tronco para frente segurando o peso com o pé de trás no alto.

Matteo 5 Federer 5

Acompanhe as aulas

Existem 3 fases importantes que precisa ajustar no seu arremesso.

Fase 01

Agora trabalhando com a raquete fases 2 e 3.

Gostou do material?

Se quiser mais detalhes sobre o saque!

Preparei um pacote exclusivo pra você.

Só clicar abaixo.

 

Aqui >>>>>  Eu quero!

Obrigado, e bons treinos.

Coach Newton

Deixe uma resposta