Como acelerar o backhand! Parte 2

postado em: Blog | 0

Melhorar a alavanca.

Estou muito feliz percebendo que muitas minhas orientações estão ajudando você e também a professores de tênis com canal no Youtube, contudo, existe um detalhes importante, minhas postagens são bem anteriores.
 
Meu trabalho é para ajudar o tênis, com informações modernas e corretas.
 
Se você quiser aprender mais, conheça o site, existem opções para todos os níveis e poderemos trabalhar juntos no seu jogo, inclusive fazendo uma análise biomecânica do golpe que esteja com dificuldade para conhecer todos os detalhes que precisa ajustar para melhorar de vez o seu jogo.
 
Hoje segue a segunda parte da aula anterior, só dar um Click no link para assistir a mais esta aula.

 

Nesta segunda aula você vai aprender como de acelerar a raquete melhorando a alavanca.

Primeiro rever a aula anterior.

1º Detalhe – Giro do ombro – Buscar força para acelerar a raquete com uma super alavanca.

2º detalhe – Entrar com um passo grande para transferir o peso pra frente contra a bola.

3º Detalhe – Flexionar os joelhos para ajudar a transferir o peso.

 

No tênis a bola não é estática, nunca vem igual, tudo varia a velocidade, efeito, profundidade e altura, e o adversário procura criar mais dificuldade observando sua posição na quadra, do nosso lado, um ajuste do corpo é necessário para executar o golpe adequadamente para conseguir bater bem e dominar a troca das bolas durante o ponto.

Este ajuste vai depender do posicionamento do corpo, ou melhor, do posicionamento dos pés para conseguir o equilíbrio adequado com o apoio perfeito para executar o golpe.

Como estamos falando do backhand com 1 mão, os apoios poderiam ser:

1º Nas bolas longas close stance –  O corpo continuaria seguindo em frente, tanto deslizando como correndo.

2º Nas bolas perto do corpo – Square (alinhado), onde o corpo estaria numa posição confortável e poderia se ajustar bem linearmente para bater na bola.

3º Nas jogadas improvisadas e fora de controle, onde o corpo não estar plenamente ajustado a distancia da bola, o semi-open.

Este posicionamento dos pés, pode ser treinado por você em drills específicos para entender as situações e ajustes necessários, com o tempo isto se torna automático.

Na aula de hoje, vamos focar na alavanca para conseguir uma melhor aceleração da raquete, ou melhor ainda, aceleração da cabeça da raquete.

Primeiramente, o que você deve prestar atenção seria na forma de levar a raquete para trás, sempre alta, nunca baixa.

Como seria?

1º  Fazer o giro focando na forma que a raquete vai para trás.

Fazemos um grande looping para ter um espaço maior e conseguir aumentar a velocidade de aceleração.

Repare que a raquete não para depois que sai da posição troféu, existe apenas uma pequena pausa onde estamos aguardando o momento de iniciar a aceleração, dai pra frente, só vai parar depois do followthrough.

Se você fizer o giro e levando a raquete por baixo, não consegue fazer a posição troféu e automaticamente para a raquete no momento errado, diminuindo a aceleração de que veria ser constante.

Como já expliquei numa outra aula, a bola volta na velocidade que a raquete estiver no momento da batida, se a raquete estiver a 50 km/h bola vai sair a 50 km/h se estiver a 100, volta a 100. A raquete não para de acelerar, seque acelerando até depois de bater na bola para transferir o que você preparou.

A terminação vai depender da aceleração e da velocidade do golpe e da intenção.

Existe uma pequena redução na velocidade no momento do impacto, a bola vem num sentido contrário, no momento do impacto a força contrária da bola é muito grande, a raquete diminui a velocidade, mas volta a acelerar transferindo velocidade para a bola.

Aula 2 – Como acelerar o backhand.

Gostaram? Ótimo, agora você irá descobrir na próxima aula o terceiro detalhe do golpe! Não perca!

Minha sugestão: Só clicar na imagem pra conhecer

Backhand Avançado

bh-avançado

 

Obrigado, e um grande braço,

Coach Newton