Analisando o saque de um assinante

postado em: Blog | 0

Nesta análise estou mostrando para você de uma forma comparativa o seu saque com o meu, onde procuro usar a mecânica adequada para quem está iniciando, claro que dependendo do nível do iniciante o saque deve ser executado sem o salto, mantendo os pés no chão para conseguir organizar a parte superior do corpo e facilitar a transferência do peso e equilíbrio durante a execução do golpe.

 

Numa avaliação geral, você precisa melhorar a postura, mantendo o corpo de uma forma mais relaxada no inicio do golpe para conseguir organizar primeiramente a parte superior do corpo, principalmente coordenando os braços e ajustando a posição troféu e alavanca. Quando for começar a acelerar a raquete, precisa focar em esticar o braço para bater na bola.

Depois que bater na bola precisaria melhorar a pronação e para isso, vai ter que mudar a forma de segurar a raquete para o grip para Continental. Você está usando o grip do forehand que impossibilita a pronação, que é a parte importante do saque onde consegue mudar o momento angular para o momento linear transferindo a massa corporal para a direção do alvo, sem a pronação, você não consegue jogar o corpo na direção do alvo, que é para frente.

São muitos detalhes e devem ser trabalhados separadamente e por etapas, se começar da forma certa, o corpo consegue se ajustar naturalmente e corrigir o resto automaticamente, precisa seguir uma progressão e entender o que está fazendo e porque?

Você adquiriu os dois cursos, Fundamentos e biomecânica do saque, ótimo, vamos ao primeiro que é o mais importante para ver os detalhes e exercícios onde deve trabalhar.

Lembre que o saque é um arremesso! Você chegou a arremessar algumas bolas como mostro no curso? Observou como faço a alavanca e como arremesso a bola e caindo com o corpo pra frente e equilibrado! Esta é a parte mais importante do saque, deixar o seu corpo se organizar e se acostumar a este arremesso.

Você precisa treinar mais o arremesso para relaxar e soltar o corpo para seu saque começar a mudar de forma, insista neste exercício para soltar o corpo.

Agora vamos por partes!

Primeiramente, acerte o grip, mude para Continental

1. Para melhorar a postura e coordenação

Posicione os pés de uma forma confortável, relaxe o corpo e melhore a postura deixando os braços mais soltos no inicio, não flexione a coluna ou flexione os joelhos, fique solto e relaxado mantendo o corpo bem de lado para a quadra.

2. Inicie com os dois braços juntos, abaixando e levantando ao mesmo tempo, quando a bola for sair da mão, esteja no “L”.

Porque isso, se observar no vídeo vai perceber que os braços estão descoordenados, o braço esquerdo está parado na frente, não está abaixando para depois levantar, enquanto o direito está subindo muito e não passando na posição troféu.

Faça algumas vezes este levantamento da bola caindo no “L”, vai perceber que dá para organizar esta primeira parte.

3. Se quiser melhorar esta transferência do peso, comece com o peso na perna de atrás, ficando apenas apoiado com o calcanhar da perna da frente, e mais fácil do que começar com o peso na perna da frente

Treine bastante estas 3 partes, sinta confortável e automático para depois com calma seguir a progressão.

Reveja o módulo “Método Newton Tênis do saque” para ver como treinar o arremesso.

4. Agora você vai tentar iniciar a aceleração saindo da posição troféu!

Dê uma olhada na sua posição troféu, está mal ajustada, a raquete mo cotovelo muito alto e a raquete mal ajustada.

O braço esquerdo deveria levantar mais, veja no segundo curso os detalhes da biomecânica se quiser entender o porque desta posição e da movimentação dos ombros, mas não é a hora de pensar nisso ainda, precisa ajustar alguns detalhes básicos para começar a pensar em potencia, apenas foque em levantar o braço esquerdo que o resto vai acontecer naturalmente.

5. Ao mesmo tempo que está treinando a posição troféu, tente melhorar o toss, levante um pouco mais a bola, uns 40 cm do ponto que vai bater e não tão pra frente, para dar tempo de fazer a alavanca e acelerar. Se levantar muito a bola vai precisar desacelerar a raquete para dar o tempo da bolinha cair e pode perder o time.

6. Saindo da posição troféu, começa a aceleração, o arremesso! Imagine jogar a raquete para o outro lado da quadra, ou jogar a bolinha para o outro lado, Solte o corpo e todas as articulações para que isto aconteça naturalmente, treine bastante esta parte sem a bola, apenas com a raquete.

Alguns erros acontecem por estar começando de uma forma errada, principalmente por segurar a raquete com o gripe inadequado, deixando o corpo numa situação difícil para bater na bola, de uma forma desorganizada e desequilibrado, claro que o corpo vai se  ajustar, mas como pode ver, de uma forma estranha, trabalhe com calma principalmente no inicio….assim vai ficar mais fácil e confortável.

Converse com o seu professor para melhorar sua postura inicial tentando não abaixar o corpo no começo! Vai ser um grande avanço e preste muita atenção no toss para colocar a bola ao seu alcance e estique o braço no momento do impacto.

 

Bons treinos, qualquer dúvida ou explicação, só retornar!!

Newton

Algumas dicas mostrando os detalhes: