O que é o approach shot.
O approach é uma jogada (golpe) de aproximação da rede!
O approach não é uma bola vencedora (winer), uma bola de definição do ponto, é uma bola de preparação, é uma jogada que vai deixar você perto da rede para criar pressão e numa posição confortável para volear. Para que isto aconteça, deve ser profunda e baixa, deixando seu adversário sem muitas opções de defesa..
O approach é uma forma de criar pressão, quando nos aproximamos da rede o jogo se torna rápido obrigando o adversário a ter uma solução rápida. É uma forma de dominar o ponto, tirar da zona de conforto para situações adaptáveis a todos os momentos, trocando o conforto das bolas de fundo de quadra por algo inesperado.
Approach Shot
Você quer mudar de vez o seu jogo, seja agressivo para ganhar mais partidas num curto prazo?
Comece a mudar o seu conceito hoje em relação ao tênis e a sua forma de jogar!
Saia das longas trocas de bolas que ele tanto gota e parta para algo diferente mudando seu padrão de jogo. Pare de errar tentando acelerar seus golpes e ficar nervoso com você mesmo com erros bobos, pare de fazer grandes rallies pra ver quem aguenta mais, o caminho não é este!
Você precisa entender porque os profissionais aumentam a velocidade, e porque pra você não vai funcionar da mesma forma!
Os melhores tenistas do mundo são super atletas, conseguem chegar em todas as bolas da mesma forma durantes toda partida, mesmo que esta partida demore mais de 5 horas, então, se o outro diminuir a velocidade, vai perder o domínio do ponto e provavelmente da partida, ou seja, eles são obrigados a mantes as bolas rápidas para segurar o adversário.
Você sabe porque ele batem forte todas as bolas e com muito topspin?
A resposta é simples, é a forma que existe para manter a bola na quadra, é um efeito que faz a bola girar e quanto mais ela gira, mais ela tende a descer, sem o topspin a bola vai direto para a rede ou tela.
Bem, como você não está neste patamar, nem seu adversário, pode pensar num tênis mais inteligente e real para seu nível de jogo, condicionamento físico.
Agora precisa entender um outro conceito que poderá mudar os seus resultados rápido! Seria o conceito de diminuir o tempo da bola para o seu adversário sem ter que bater forte na bola.
O conceito é simples, quanto mais perto você esta da rede mais rápido a bola volta, menos tempo ele terá para se preparar e isso trás pressão e raciocínio rápido do outro lado.
Para conseguir usar este conceito você precisa aprender o approach shot e como usar-lo! Sim, não basta apenas você saber que precisa dar o approach, precisa saber quando usar e conseguir fechar a quadra do seu lado e criar pressão e não levar uma passada ou lob.
O que precisa aprender sobre o approach shot?
1º Aguardar pela bola certa – Trabalhar o ponto para dar o bote no momento certo, só assim será uma jogada perfeita para ir para a rede. Nas trocas de bolas de fundo, menos velocidade e mais profundas para esperar que ele retorne uma bola um pouco mais curta para você dar o approach e subir.
2º Onde direcionar a bola – É importante você entender onde deve direcionar a bola para não levar uma passada. Na maioria das vez a melhor opção é a paralela, pois fica mais fácil você conseguir fechar o seu lado da quadra. Quando você direciona a bola na cruzada, você estaria abrindo toda a quadra para ele, claro que você pode tentar fechar, mas o caminho é mais difícil e irá favorecer um contra pé para o seu adversário, só usamos a cruzada no approach em duas situações:
Primeira – quando for o lado mais fraco do adversário
Segunda – quando queremos quebrar o padrão de jogo
3º Qual efeito usar – O efeito é muito importante, vai ajudar a manter a bola na quadra, mas no approach além de manter a bola em jogo precisamos de tempo para fechar a quadra antes dele bater na bola, ou seja, a escolha do efeito é relacionada com a sua intenção no approach.
Na teoria, uma bola lenta dá mais tempo para se posicionar da rede, mas na prática pode complicar se o adversário chegar bem na bola.
Além de tempo, a bola deve ser baixa para obrigar o adversário levantar ela, bater para cima, sim. Quando você está na rede, bolas mais altas são mais fáceis e tem mais ângulos para direcionar, ou seja, você pode ser mais agressivo. Para que esta bola venha da forma que você quer, o slice seria a escolha perfeita, demora para chegar no seu objetivo e depois do quick ela espirra, não sobe, enquanto que o topspin chega antes (menos tempo para você chegar na rede e fechar a quadra) e depois do quick a bola sobe (mais ângulo para o adversário dar passadas), facilita o adversário bater para baixo (bola no pé), que dificulta o voleador deixando ele numa posição de defesa com uma bola abaixo do nível da rede.
Então qual efeito usar? Preferencialmente o slice, para direcionar uma bola profunda e baixa.
4º Qual velocidade – Com relação a velocidade, volto a falar que depende do seu adversário, se der um approach bem executado na paralela e levar uma passada, você fez o que precisava, mas não o suficiente para este adversário, esta sua jogada foi lenta para ele, que conseguiu chegar bem na bola e teve tempo para fazer o que precisava.
Para este adversário, você precisaria de uma bola mais rápida e baixa, quem sabe com mais spin para ter maior velocidade para atrapalhar a chegada dele na bola, tirar tempo. Você precisa descobrir qual a melhor opção para este jogador, o slice ou spin.
Prestar atenção e avalie a dificuldade do jogador para não tomar passadas bobas, comece a lembrar das passadas e erros que ele cometeu, este é o xadrez do jogo.
Gostou desta aula, quer aprender mais sobre o approach shot?. Continue seguindo o canal que na próxima você vai aprender mais detalhes de como usar o approach na prática!
Não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos, ajude a promover o canal Newton Tênis.
Quer sacar como um profissional?
Mude o nível do seu saque, nunca mais dupla falta
Só falta um Click
Sobre o Coach Newton
Obrigado, e bons treinos.
Coach Newton