Técnica do golpe

1ª Giro inicial

Foto 1 – Giro inicial, rotação do tronco

Foto 2 – Giro dos ombros maior que o do quadril, isto gera força, efeito elástico

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2ª Alavanca

Foto 1 – No início da aceleração a cabeça da raquete vai pra baixo para inserir o spin

Foto 2 – Na frente do corpo com o baço esquerdo estendido, deixando o direito ligeiramente flexionado.

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3ª Contato

Foto 1 – O rosto fica de frente para o ponto de contato, nunca olhando pra frente. Mesmo sem conseguir enxergar abola o rosto fica nesta posição para conseguir um perfeito equilíbrio dinâmico.

Foto 2 – O rosto continua fixo no ponto de contato para conseguir um perfeito equilíbrio.

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4ª Pós Impacto, desaceleração

Foto 1 – O braço esquerdo se mantem estendido até o limite para forçar um giro completo do tronco, só depois deste momento que o braço flexiona atrás.

Foto 2 – Desaceleração total, o braço esquerdo flexiona e ombro e quadril continuam girando pra frente.

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Comparando os detalhes.

Antes da correção.

Exercício:  Manter braço esquerdo esticado.

Backhand Eugenie Bouchard

Módulo 1

 

Módulo 2

 

 

 

O que precisa lembrar? Resumo

1. Mude o grip e faça o giro inicial.

Para conseguir executar um perfeito backhand com 2 mãos, acerte o grip, mão dominante Eastern forehand e não dominante Continental (destros) ou mão dominante semi-western e não dominante Eastern Backhand (destros), desta forma seus braços e punho vão estar alinhados no momento do impacto.

Faça um giro inicial bem antecipado para ficar pronto e conseguir se ajustar para a bola, não atrase.

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2. Posição dos pés: É possível variar o posicionamento dos pés para ajustar o corpo.

Tenha uma boa base para não perder o equilíbrio e conseguir mais força das pernas.

No backhand com 2 mãos é possível variar a base, open stance, semi-open, square e close stance.

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3. Faça uma boa alavanca e olhe por cima do ombro.

Depois do giro inicial procure acompanhar a bola por cima do ombro, isto vai garantir uma boa rotação do tronco e uma boa transferência do peso durante a execução do golpe, Se o ombro da frente estiver mais alto que o de trás, a transferência do peso vai estar na perna de trás quando bater na bola.

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4. Ponto de contato: Na frente do corpo

Quando batemos na frente do corpo, toda a transferência do peso da perna de trás para frente fica natural, se batermos na linha do corpo ou mais atrás,  os braço serão mais exigidos e perderemos a velocidade.

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5. Faça a sobreposição dos braços

Trabalhe com a sobreposição, desta forma conseguira uma boa movimentação dos ombros e os braços não será exigidos, o golpe sairá naturalmente. Observe que o braço não operante (direito) está totalmente estendido na preparação e ao iniciar a aceleração ele vai relaxando e fechando as articulações, enquanto o braço operante (esquerdo) trabalha da forma oposta, começa relaxado e vai esticando (abrindo as articulações) até o momento de bater na bola e continua estendido até o final do follow through.

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6. Followthrough , siga a trajetória da bola transferindo o peso.

Observe que o quadril e ombro ficam paralelos a rede e o braço esquerdo esticado formando um angulo reto com o quadril.

Para manter o equilíbrio, o pé de trás fica em contato com o chão e a cabeça imóvel desde o momento do contato com a bola.

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Backhand Federer

Assista  aos vídeos e observe os detalhes mais relevantes para depois ver o módulo das explicações. 

Para facilitar o entendimento,  no final de cada golpe existe um resumo com fotos e textos relembrando os 
detalhes mais importantes a serem treinados.

 

Módulo 1 –  Mecânica do golpe (Preparação e execução)

Módulo 2 – Aproximação e ponto de contato

Conclusão

Módulo 3 – Explicando a mecânica do golpe

Módulo 4 – Batendo em movimento

O que precisa lembrar? Resumo

Explicações

Execução completa do golpe, mostrando detalhes importantes a serem lembrados
1. Mecânica do golpe
2. Posição de expectativa
3. Giro inicial
4. Backswing
5. Como gerar topspin
6. Ponto de contato e força oposta
7. Followthrough e equilíbrio

1. Mecânica do golpe

A mecânica é simples, pode ser trabalhado apenas treinando o arremesso de uma bola por baixo, o corpo vai se adaptar a necessidade do golpe e se ajustar a mecânica do handhand.

Sharapova fh mecanica

2. Posição de expectativa

Sempre esteja preparado, posição de expectativa para dar o split step (saltito), Segure a raquete com o grip do forehand ou da forma que sentir confortável. Depois do Split durante o giro inicial usando a mão não operante gire a raquete para adaptar-se no grip do backhand (eastern-backhand).

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  1. Giro inicial – Unit turn

Logo após o Split step, inicie antecipadamente o Unit Turn (Giro inicial) + ajuste do grip. Com a mão não operante (esquerda) segurando no coração da raquete, inicia o giro impulsionando com o pé direito o corpo para o lado esquerdo dando um passo com o pé esquerdo e virando parcialmente o corpo. O braço não operante se mantém segurando a raquete para ajudar na rotação do tronco e manter a cabeça da raquete alta, enquanto o braço direito que está segurando a raquete se mantém relaxado com as articulações flexionadas. Detalhe, a cabeça da raquete está na altura do ombro durante o giro e o cotovelo esquerdo meio elevado apontando para trás.

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1 unit bh1 1 unit bh2 1 unit bh3

 

  1. Backswing

Crie um looping ligeiramente circular para gerar uma alavanca, o braço não dominante vai elevar a raquete atrás acima da cabeça para deixar o braço dominante relaxado. A raquete só vai abaixar quando iniciar a aceleração, não solte o braço esquerdo da raquete antes do início da aceleração.

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  1. Como gerar topspin

Para gerar força e topspin precisamos abaixar o corpo flexionando os joelhos e torcendo o tronco, deixando o queixo encostar no ombro da frente, desta forma irá criar o efeito elástico na aceleração. No inicio da aceleração a raquete deve ficar abaixo do ponto de contato e paralela a tela do fundo. Durante a aceleração o corpo é projetado para frente linearmente enquanto a raquete e o braço seguem numa ascendente. A transferência do peso é linear até o final, não gire, mantenha do quadril e ombros perpendiculares a rede durante toda a execução do golpe.

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  1. Ponto de contato

Na frente do corpo, bem na frente do corpo para facilitar a transferência do peso de trás para frente com o braço totalmente estendido, mantendo a cabeça da raquete firme neste momento. O rosto se mantém congelado e focado no ponto de contato antes e depois da batida segurando o peso na perna da frente.

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  1. Followthrough

Siga a bola para frente linearmente de baixo para cima para criar o topspin, não gire o tronco mantenha o alinhamento do quadril e ombro perpendiculares a rede para segurar o ombro do braço dominante na frente.

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  1. Equilíbrio

Manter o equilíbrio, é fundamental para uma boa execução e rápida recuperação. Fique estável e com uma boa base no chão neste momento, procure não tirar os pés do chão até o final da execução do golpe ( follow through ). O braço não dominante deve trabalhar no sentido contrário para obter uma força oposta e auxiliar no equilíbrio.

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9. Terminação ou desaceleração

O corpo se mantem de lado para a quadra não girando, usando o braço não dominante no sentido contrário do outro. Detalhe, o ombro da frente deve se manter na frente do pé de apoio para conseguir a transferência do peso para frente.

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Backhand Slice

 

Módulo 5 – Mecânica do o golpe

Módulo 6 – Comparando as técnicas (Topspin Vc Slice)

Módulo 7 – Explicações finais e conclusão

O que precisa lembrar? Resumo

Explicações

Execução completa do golpe, mostrando detalhes importantes a serem lembrados

1. Posição de expectativa
2. Giro inicial
3. Backswing
4. Como gerar topspin
5. Ponto de contato e força oposta
6. Followthrough e equilíbrio

1. Posição de expectativa

Sempre esteja preparado, inicie na posição de expectativa para dar o split step (saltito), Segure a raquete com o grip do forehand, ou da forma que se adaptar melor, depois do Split durante o giro inicial usando a mão não operante gire a raquete para adaptar-se no grip do backhand (eastern-backhand).

1 slice

2. Giro inicial – Unit turn

Logo após o Split step, inicie antecipadamente o Unit Turn (Giro inicial) + ajuste do grip. Com a mão esquerda segurando no coração da raquete, inicia o giro impulsionando com o pé direito o corpo para o lado esquerdo dando um passo com o pé esquerdo e virando parcialmente o corpo. O braço não operante se mantém segurando a raquete para ajudar na rotação do tronco e manter a cabeça da raquete alta, enquanto o braço direito que está segurando a raquete está relaxado com as articulações flexionadas. Detalhe, a cabeça da raquete está na altura do ombro durante o giro e o cotovelo esquerdo meio elevado apontando para trás.

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3. Backswing

A raquete fica em cima do ombro esquerdo com a face voltada para dentro, os cotovelos elevados e longe do corpo deixando os braços semi-flexionados. No início da aceleração a raquete vai direto para a frente numa descendente, para cortar a bola. Mantenha os cotovelos afastados do corpo. Preste atenção para olhar a bola por cima do ombro da frente e trazer a face da raquete voltada para cima no inicio da aceleração.

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4. Como gerar o slice

O slice é resultante de uma trajetória da raquete de cima para baixo, só assim conseguimos cortar a bola. A raquete deve sair de cima do ombro com a face voltada para frente no inicio da aceleração. O braço vai para frente descendo até o ponto de contato, as articulações começam flexionadas ficando abertas no momento do contato com a bola e terminando assim, seguindo ligeiramente para baixo e para frente. Para gerar mais velocidade, procure girar um pouco mais o ombro da frente, isto facilitará na aceleração do golpe.

Observe nas fotos abaixo a comparação do Topspis com o Slice.

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golpes Federer bh slice.Still035 golpes Federer bh slice.Still036

5. Ponto de contato

É ligeiramente mais atrás que no topspin devido a forma de segurar a raquete, grip Continental.

Braço estendido para manter as articulações abertas, mantendo o punho firme com a cabeça da raquete alta. O ponto de com a bola é ligeiramente na frente do corpo.  A face da raquete pode ficar ligeiramente aberta (15 graus ) ou paralela a rede.

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6. Follow through

Siga a bola linearmente para frente mas de cima para baixo, mantendo a face da raquete e punho firme, a rotação que existe é apenas a do ombro.

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7. Equilíbrio

Manter o equilíbrio, é fundamental para uma boa execução e rápida recuperação. Fique estável e com uma boa base no chão neste momento, procure não tirar os pés do chão, o pé de trás pode sair do chão depois do follow through e o braço não dominante deve trabalhar no sentido contrário para obter uma força oposta e auxiliar no equilíbrio.

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golpes Federer bh slice.Still041 golpes Federer bh slice.Still043

 

8. Terminação ou desaceleração

O corpo se mantem de lado para a quadra não girando, usando o braço não dominante no sentido contrário do outro. Detalhe, o ombro da frente deve se manter na frente do pé de apoio para conseguir a transferência do peso para frente.

 

Fim   / The End

 

Saque Renata

1ª Apoio dos pés

Foto 1 – Adianta o pé de trás (direito) e impulsionava o corpo para cima, perdendo o equilíbrio caindo para a esquerda.

Foto 2 – Ajusta o apoio juntando os pés conseguindo impulsionar com o pé esquerdo o corpo para cima, não perde o equilíbrio.

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2ª Alavanca

Foto 1 – Não abaixa o corpo.

Foto 2 – Flexiona os joelhos e mantem o braço esquerdo no alto

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3ª Salto

Foto 1 – Impulsiona o corpo para cima perdendo o equilíbrio para esquerda.

Foto 2 – Impulsiona o corpo para cima e para frente mantendo o equilíbrio

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4ª Impacto

Foto 1 – Corpo cai para o lado e braço fica encolhido no impacto.

Foto 2 – Corpo projetado para frente e o braço totalmente estendido.

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5ª Equilíbrio final

Foto 1 – Corpo não segue a trajetória da bola perdendo força e direção

Foto 2 – Corpo projetado pra frente ganhando direção e força.

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Vídeo comparativo

Sem bola

Com bola

1ª Apoio dos pés

renata 1

2ª Alavanca

renata 2

3ª Salto

renata 3

4ª Impacto

renata 4

5ª Equilíbrio final

renata 5

Antes da correção passo a passo.

 

Saque

 

Módulo 1: Técnica

 

Módulo 2: Correção 

 

 

O que precisa lembrar? Resumo

1. Posição dos pés: Técnica Foot Up

inicial = boa base, bom apoio

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2. Levantamento da bola

Braço não dominante sempre estendido e soltando a bola na frente e a cima do nível dos olhos.

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3. Buscar força

Abaixando o corpo flexionando os joelhos, torcendo o tronco e apontando o quadril para frente para cair na posição troféu.

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4. Explosão

Empurrando o chão e saltando para elevar o quadril e ombro, na sequencia esticando o braço e usando a rotação do punho.

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6. Pronação

É a rotação do ombro e punho para ajustar ao ponto de impacto.

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7. Desaceleração

Mantendo o corpo equilibrado e cabeça para frente caindo com o,pé esquerdo dentro da quadra.

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8. Equilíbrio

Princípio das forças opostas, como o corpo está sendo projetado para frente, precisamos deixar algo atrás para sustentar o equilíbrio, no caso deixamos o pé de trás elevado até a finalização do golpe.

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Resposta do saque

 

Módulo 3: Forehand

Módulo 4: Técnica: Backhand

 

 

O que precisa lembrar? Resumo

1. Qual o gripe usar?

Use o gripe dos golpes de fundo, Forehand e Backhand se optar pela técnica diferente como do bloqueio pode usar o grip do voleio (Continental)

2. O que pensar neste momento? Técnica ou tática?

Tática com certeza, procure conhecer o saque do seu adversário e busque uma solução rápida, como onde vai direcionar a bola antes dele sacar. Desta forma seu corpo conseguirá um ajuste mais rápido.

3. Split Step

Para conseguir uma boa resposta precisa, descubra o melhor local da quadra onde deve ficar, mais perto da linha de base ou mais afastado, isto vai depender do adversário e da técnica que vai usar.

Fique atendo para dar o split no tempo certo! antes de bater na bola.

saque contato e Eugenie-16

4. Giro inicial (Unit turn)

Na resposta do saque o backswing deve ser curto e focado na entrada da bola, jogue o peso na perna oposta para conseguir empurrar o corpo rapidamente para frente.

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5. Back Swing

Faça um back swing curto mantendo o peso na perna de trás, isto é importante para conseguir entrar na bola rapidamente, vá para frente e tente pegar a bola na subida.

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6. O ponto de contato deve ser sempre na frente do corpo. Quando jogamos com um tenista que sacam muito rápido usamos a técnica do bloqueio para ter tempo e conseguir o contato bem na frente, desta forma aproveitamos a velocidade da bola e tiramos o tempo de recuperação do sacador.

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7. Transferência do peso

Por ser uma bola muito rápida, focar apenas num giro de ombro rápido e transferir o peso de trás pra frente, não existe tempo para um grande back swing, reduza o máximo para conseguir bater na bola bem na frente do corpo.

 

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8. Follow through

Você só conseguirá fazer um grande follow se o saque for lento, como na maioria das vezes é rápido, o follow vai ser curto, com o objetivo de apenas direcionar a bola para o outro lado da quadra.

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Fim   / The End