Tática para duplas
Passo a passo como combinar a estratégia.
Passo a passo como acontece!
O jogo de duplas é um jogo tático, onde a escolha do parceiro deve ser feita com muito critério para que os dois consigam um bom entrosamento.
Como escolher um parceiro? Você precisa primeiramente conhecer o seu jogo!! Se é um jogador que gosta de matar os pontos a escolha seria um parceiro que prepare, desta forma ele vai preparar e você finalizar. Se você gosta de preparar as jogadas, a escolha seria um parceiro que saiba finalizar!
Seu parceiro deve ser o oposto para que a dupla se de bem.
Agora vamos entrar na quadra e conhecer alguns truques:
Nesta primeira aula, vamos começar com a posse da bola e sacando!
Como nos posicionar? As formações mais usadas seriam:
Cuidado, se você é um jogador que está começando ou joga a pouco tempo, use a forma tradicional, a formação Australiana vai exigir tanto de quem está sacando como de que está na rede um bom domínio dos golpes e deslocamento!
Nesta primeira dica, vou mostrar para os tenistas mais avançados a formação Australiana e como usar taticamente quando sacando, ou seja, onde deve sacar e como combinar com seu parceiro o que cada um deve fazer na quadra para fechar todos os ângulos possíveis de passada na resposta do saque.
O mais importante e saber como se comunicar com seu parceiro, para que os dois não tentem ir para o mesmo lado deixando a quadra aberta, esta sincronia deve ser combinada através de sinais para que o sacador direcione a bola no local combinado e quem está na rede possa se movimentar com segurança antecipando e voleando bem.
Como acontece: Brasil Open 2016 na partida do Soares/Melo contra os argentinos Duram/Molteni que estavam usando a formação Australiana.
Este tipo de formação pressiona muito quem está respondendo, por diminuir muito os ângulos e não saber o que o voleador vai fazer quando ele responder, como poderemos ver.
Agora com a visão dos ângulos é possível ver as opções de resposta e descobrir qual seria a melhor tática que a dupla que está sacando preparou para este ponto.
Opções a serem avaliadas na resposta:
- Cruzada baixa que seria no backhand dos adversários
- Lob ofensivo para neutralizar o ataque e quebrar a formação tática
- Cruzada no corredor, importante muito top spin para que passe baixa e dificulte o voleio.
Neste exemplo estamos aprendendo os ângulos e posicionamentos mais adequados.
Quem sacou, qual foi o plano?
Saque fechado neutralizando a paralela deixando o voleador livre do corredor! agora tanto o sacador como seu parceiro que está na rede devem agir conforme combinado!
Soares vai para frente cobrir o lado direito da quadra enquanto o Melo vai cruzar a quadra fechando o lado esquerdo.
O saque é fechado deixa quem está na rede livre para sair do seu espaço e avançar nas bolas sem a preocupação de levar uma paralela.
Quem responde:
Vamos observar pelo lado de quem responde quais as possibilidades reais de retorno e o que pode acontecer!
Resposta na cruzada buscando o corredor.
.
Optou pela cruzada e…..direcionou para fora da quadra.