O jogo de duplas é um jogo tático, onde a escolha do parceiro deve ser feita com muito critério para que os dois consigam um bom entrosamento.
Como escolher um parceiro? Você precisa primeiramente conhecer o seu jogo!! Se é um jogador que gosta de matar os pontos a escolha seria um parceiro que prepare, desta forma ele vai preparar e você finalizar. Se você gosta de preparar as jogadas, a escolha seria um parceiro que saiba finalizar!
Seu parceiro deve ser o oposto para que a dupla se de bem.
Agora vamos entrar na quadra e conhecer alguns truques:
Nesta primeira aula, vamos começar com a posse da bola e sacando!
Como nos posicionar? As formações mais usadas seriam:
Cuidado, se você é um jogador que está começando ou joga a pouco tempo, use a forma tradicional, a formação Australiana vai exigir tanto de quem está sacando como de que está na rede um bom domínio dos golpes e deslocamento!
Nesta primeira dica, vou mostrar para os tenistas mais avançados a formação Australiana e como usar taticamente quando sacando, ou seja, onde deve sacar e como combinar com seu parceiro o que cada um deve fazer na quadra para fechar todos os ângulos possíveis de passada na resposta do saque.
O mais importante e saber como se comunicar com seu parceiro, para que os dois não tentem ir para o mesmo lado deixando a quadra aberta, esta sincronia deve ser combinada através de sinais para que o sacador direcione a bola no local combinado e quem está na rede possa se movimentar com segurança antecipando e voleando bem.
Como acontece: Brasil Open 2016 na partida do Soares/Melo contra os argentinos Duram/Molteni que estavam usando a formação Australiana.
A formação Australiana pressiona quem está respondendo, se o sacador direciona a bola no local certo diminui os ângulos der passadas e possibilita o voleador antecipar o lado, como poderemos ver.
Vamos avaliar as 3 possibilidades do sacador no momento do saquer?
A Dupla Soares/Melo já planejou o que fazer, o Soares vai sacar onde foi combinado para que o Melo vá para o lado combinado e feche a quadra.
Quem responde não sabe onde o saque vai ser direcionado, 1,2 ou 3 criando pressão e responsabilidade em retornar a bola e fora do alcance do voleador.
A Dupla Soares/Melo optaram pelo saque fechado, ou seja direcionado para o centro da quadra, número 3. Quem está respondendo terá uma tarefa difícil, precisa agir rápido e responder fora do alcance do voleador ou seja fora da área que será coberta por ele.
É uma tarefa difícil, quem sacou já combinou e planejou como fazer e devem se movimentar da forma planejada deixando o voleador numa posição de conforto para finalizar o ponto, enquanto o sacador cobre o outro lado da quadra.
Na sequencia do vídeo veremos toda a movimentação e qual foi a tática escolhida pela dupla Soares/Melo e alguns lances parecidos nesta mesma formação Australiana para que possa entender com agir e preparar uma jogada semelhante.
Continua na área restrita!
Aprenda a volear de verdade!!!
Aprenda a volear de verdade!!!