Alexandre fiz uma pequena análise do seu saque para que possa aproveitar um pouco mais os conceitos do curso que adquiriu “saque nível avançado + princípios da biomecânica”
Primeiro gostaria de mostras alguns detalhes (fundamentos) que deve trabalhar para depois entrar na parte mais avançada entrando nos princípios da biomecânica.
Na sequencia veja a explicação e análise da gravação comparativa com o Murray.
Como poderá ver o vídeo, existem detalhes simples que devem ser ajustados, para que fique mais fácil entender, fiz uma comparação ao lado do Murray mostrando todos os detalhes lado a lado:
1. Apoio dos pés. ( assista novamente o foot Up)
Você está movimentando o pé de apoio durante a preparação do golpe, vai tirar o apoio (base) da impulsão e diminuir o equilíbrio. Procure ficar com o pé esquerdo que é o seu pé pivot parado durante toda a execução do golpe, só um pouco antes de bater na bola que você vai sair do chão saltando de encontro da bola que ele sai do local inicial. Da forma que está sacando já estaria cometendo o chamado foot falt, invadindo a quadra antes de bater na bola.
2. Para ter um melhor levantamento da bola, abaixe mais o braço esquerdo como poderá ver no comparativo com o Murray, e não levante tanto a bola, vai perder o tempo dela, ter que parar a raquete atrás e perder velocidade. Levante só um pouco acima do ponto que for bater como é explicado no curso saque para iniciante.
3. Na chamada posição troféu no seu caso está comprometida, a raquete está mal posicionada, precisa prestar mais atenção neste ponto para melhorar a alavanca e aceleração! veja no comparativo. ( mais detalhes saque iniciante )
4. Alavanca – Sua alavanca está muito pequena, a cabeça da raquete está descendo muito poco como poderá ver, se a raquete não descer não conseguira acelerar o saque, precisa de distancia para ganhar velocidade.
Esta é a parte mais difícil que precisa trabalhar no seu saque, a alavanca, precisa fazer exercícios para aumentar a alavanca.
5.Ponto de contato – Está bom, o que pode mudar nele seria o local de colocar a bola no caso do spin ou Flat, no seu saque eu percebi que tentava dar o slice lançando a bola mais para a direita, para o spin, um pouco mais para a esquerda, não para trás!!
6. Pronação – pode melhorar, forçando a cabeça da raquete mais para fora e dobrando mais o braço, ou deixando o cotovelo mais no alto deixando a raquete cair como poderá ver no Comparativo
7. Transferência do peso – esta fraca, precisa alongar mais o corpo para frente, forçar o ombro direito ir mais para frente e para baixo depois fazendo com que ele fique na frente do pé de apoio.
8 Equilíbrio final – Precisa flexionar mais o tronco para frente e levantar o pé atrás para equilibrar, um vai balancear o outro, isto está bem explicado no curso que adquiriu, precisa exercitar é fundamental para ter um bom saque.
Outro detalhe no final que poderia trabalhar seria em seria com relação ao braço esquerdo, ele não termina na frente, va para trás. Até o momento que está batendo a bola está bem coordenado, depois precisa forçar ele ir para trás, veja com calma o comparativo com o Murray e poderá ver o momento que deixa ele na frente e perde na rotação.
Alexandre, são muitos detalhes pequenos, cuidado para não querer fazer tudo de uma só vez, comece pelo mais importante, o apoio, manter o pé esquerdo na frente sem movimentar, depois tente melhorar o braço esquerdo no levantamento da bola.
Uma coisa de cada vez.
A posição troféu pode trabalhar sem a bola, apenas simulando a posição para que o corpo de ajuste e ache confortável.
O mais trabalhoso vai ser a alavanca, fazer ele ser maior deixando a raquete cair, isso é um ajuste de posição do ombro e cotovelo, precisa ir devagar e achando como fazer, um bom exercício é arremessar bolas para cima.
As ultimas partes vem de vagar, o corpo vai se ajustando….pode dar uma revisada o curso e ver como fazer quanto ao equilíbrio final.
A comparação foi feita com o Murray para ver a perfeição do golpe, claro que para quem está começando seria muito difícil conseguir um golpe tão perfeito, mas de qualquer forma, é uma referencia para ter um bom exemplo e poder copiar uma boa técnica.