Olá, Mais uma grande dica para você.
Vamos observar no vídeo, o jovem americano Jack Sock na executando do forehand mostrando alguns detalhes que não podem faltar no seu golpe se deseja o topspin.
1. Uso do braço esquerdo durante a preparação ajudando a rotação do ombro.
2. Uso das articulações durante o backswing para gerar força.
3. Abertura das articulações e rotação do punho para criar o efeito elástico.
4. Na aceleração da cabeça da raquete para bater na bola, faça uma trajetória de baixo para cima, o que vai dar velocidade na bola seria a trajetória horizontal da raquete e a rotação seria a trajetória vertical, ou seja, você precisa dosar as duas direções para ter velocidade e rotação.
A bola vai girar com a entrada de ar que vem por cima da bola mais rápida que na saída por baixo, quanto mais a bola girar mais ela vai tender a descer. Quanto a angulação da raquete no momento do impacto dependendo da bola, a face poderá estar vertical ou ligeiramente inclinada, como raquete segue uma trajetória ascendente a angulação não vai interferir muito na rotação da bola, apenas na sua parábola.
5. Bata na bola bem na frente do corpo para conseguir transferir o peso do corpo contra a bola naturalmente.
6. Para que a bola siga na trajetória desejada, face da raquete paralela a rede ou ligeiramente inclinada na direção desejada para angular ou subir mais.
7. Depois do contato com a bola, faça a face da raquete subir e acompanhar a bola, mantenha firme na zona de contato.
Siga estes detalhes para conseguir executar um grande forehand!!!
Agora observe este gráfico a trajetória da face da raquete para entender o que você precisa fazer com a raquete para que a bola gire e consiga o topspin.
A face da raquete esta perpendicular a quadra, paralela a rede e não inclinada como acontece no slice.
Agora observe neste outro diagrama como a face da raquete está ligeiramente voltada para cima, criando um angulo aproximado de 10 graus, com isso o contato com a bola é ligeiramente por baixo da bola.
Quando batemos com o efeito topspin, conseguimos fazer o ar entrar por cima com maior intensidade e sair por baixo da bola com menor intensidade trazendo mais controle, desta forma, o tenista pode bater com bastante velocidade e conseguir com que a bola caia na quadra, ao contrário do slice, onde o ar entra por baixo fazendo a bola subir e flutuar, demorando para descer.
Observe no sidespin durante um saque como a trajetória da raquete vai para o lado, da esquerda para a direita ao invés do topspin que vem de baixo para cima ou do slice que segue de cima para baixo.
Gostou?
Click aqui pra conhecer:
Aprenda o Topspin
ou
Forehand nível avançado + princípios da biomecânica
Um grande abraço e bons treinos.