Depois de algumas orientações, vamos comparar uma semana depois, lembrando que os lançamentos das bolas deveriam ser pela frente, como expliquei, o corpo vai se ajustar a direção que a bola vem para você, e numa análise, a bola deve vir da direção exata para entender o comportamento do corpo para a bola.
Nesta comparação vamos observar detalhes do Unit Turn ( Giro Inicial )
1. Esta soltando muito cedo a mão esquerda da raquete, isto não ajuda a trazer o ombro esquerdo para trás, observe que a rotação ainda é muito pequena e para superar a falta de rotação continua usando muito o braço.
2. O braço esta muito tenso, a cabeça da raquete muito voltada para cima, procure achar uma forma mais solta, como viu nos vídeos, se puxar o cotovelo para trás, conseguirá usar mais as articulações e deixar o braço mais solto criando uma alavanca.
3. Aparentemente melhorou a distância da bola para o corpo e com isso melhorou o alongamento.
4. Para ajudar na transferência do peso e recuperação na quadra, depois que bater na bola o pé de trás tem que entrar para deixar o peso cair nele, não vai exatamente para frente, depende da bola e da situação, pode ser para o lado, para frente, vai variar com relação ao tipo de bola e da forma que precisa se recuperar para voltar a cobrir a quadra.
parte 2
Dois exercícios que podem ajudar o seu golpe:
Para alongar e aprender o Momento Linear!
Para melhorar a forma de preparar o golpe e não levantar tanto o braço! três videos sobre o assunto que estão na área dos assinantes.
Comparando com o Federer
do curso “Play like a Pro “Federer” – segue um módulo do Forehand para entender o golpe e backswing
Thiago, consegui ver seu seu golpe com mais calma e observar os detalhes que começam a aparecer quando olhamos em ângulos diferentes, como poderá também entender como uma avaliação rápida pode ser falha!
Porque é importante ver em dois ângulos, costas e lateral.
Quando olhei pela lateral, o ponto de contato estava perfeito, bem na frente, mas olhando por outro ângulo reparei que estava batendo muito perto do corpo, trazendo o cotovelo colado no corpo, isto prejudica a execução e perde velocidade.
É um detalhe meio chato de acertar, você está acostumado a bater perto, seu corpo já está acostumado a isso mas deveria aos poucos ir se afastando da bola, uma forma para tentar agilizar, seria como você mesmo escreveu, não levantar tanto o braço, focar no giro mantendo a raquete na sua frente, poderá observar nos profissionais que estão executando o golpe no video que fiz para você.
Observe os pontos a baixo.
!. Bater na frente do corpo. OK
2. Manter a distancia da bola, nem perto nem longe para transferir o peso naturalmente. Não
3. No ponto de contato e no follow through o braço deve estar com as articulações abertas para alongar para frente na direção da bola. Não
4. No giro inicial deve giram bem os ombros e não levar a raquete para trás. Não
No seu caso, eu trabalharia para melhorar o giro inicial diminuindo o backswing para manter a raquete na sua frente e conseguir ajustar a distancia.
Não acho que precise nada especial, você tem boa coordenação e deve se austar naturalmente, só prestando atenção.
O remédio ou medicamento seria trabalhar antes do problema acontecer, no seu caso é quando começa a descer o braço antes da aceleração e ponto de contato.
3. Observe como o Federer e outros tenistas fazem o backswing para manter a raquete sob controle, o que vai dar velocidade não é levar o braço para trás, mas a alavanca que vai criar com a torção do tronco e flexão dos jo, a causa pode ser um swing muito longo dando tempo para se aproximar muito da bola, quem sabe se diminuir o swing você consiga manter a distancia focando na bola mais longe e na frente.
Como a laçada é muito longa, pode estar juntando o braço antes de começar a aceleração.
Pode treinar o backswing em frente do espelho, assim seu corpo vai se acostumando com a nova forma, depois com bolas mais lentas para dar tempo, se jogar com tenistas mais rápidos, o corpo vai reagir da forma antiga, procure na aula com seu professor focar na preparação com bolas lentas para chegar certo, aos poucos poderá ir acelerando…..
Existe exercícios para bater mais longe, você fica na linha lateral da quadra o alguém joga a bola na linha de dupla por exemplo e você não pode passar a linha, mas para isso quem arremessar a bola precisa ver a distancia exata e você respeitar a linha lateral.
Vamos ao vídeo então: