Eduardo Almeida Forehand

postado em: Compartilhamento | 0

Backhand

Farei uma observação antes de analisar

A posição inicial (expectativa) sempre deve ser respeitada para que o corpo se acostume e reaja da forma certa, este comentário já foi mencionado no forehand, e agora novamente no baclhand.

Contudo, no backhand esta posição está sendo prejudicada devido a forma que a bola esta sendo lançada para você, a bola deve ser lançada sempre da sua frente e nunca lateralmente, isto em treinos ou nas correções. O tenista tem que se adaptar a bolas vindas pela frente e nunca pelas laterais, neste sentido poderá vem em slow motion quando vou focar apenas os pés como o corpo se posiciona e se prepara muito de lado, ou seja, ele se prepara de acordo com que a bola vem na sua direção e no momento qe vai bater a bola para frente os pés começam a se ajustar para frente.

Este é apenas um detalhe para que o professor comece a lançar as bolas pela frente e nunca pelas laterais da quadra.

 

1. Giro inicial, tirando este detalhe que a bola veio pela lateral, a comparação fica meio comprometida.

Observe como o Djoko faz um looping iniciando com a raquete na altura da cintura, subindo e caindo atrás para gerar força e mais spin na bola.

2. Nesta trajetória o braço direito vem esticado, observe e veja como acontece

3. conforme a raquete vai abaixando atrás, os braços mudam de posição, o esquerdo começa a esticar enquanto o direito vai ficando mais solto e relaxado.

4. Os braços seguem desta forma até o follow through, porem o punho direito dá uma pequena torcida para deixar a cabeça da raquete cair atrás.

5. o ponto de impacto o seu backhand esta ligeiramente atrasado, poderia ser um pouco mais na frente, conseguindo transferir melhor o peso do corpo e aproveitar a rotação do corpo.

6. O follow through está bom, cuidado depois

7. Observe como depois do follow o seu corpo continua girando e o do Djoko segue mais para frente, você está perdendo o equilíbrio depois que bate, procure manter um melhor apoio dos pés, ter uma melhor base para empurrar para frente o corpo.

8. No final do golpe, precisaria ajustar melhor o caminho da raquete, veja como o braço direito fica muito baixo deixando o cotovelo muito perto do corpo, isto é apenas um ajuste e pode melhorar inclusive o equilíbrio final do seu golpe.

Comparação:

Chamada posição troféu

Lateral – braço direito deveria estar estendido e ombro da frente mais baixo

respostas-31-pra-frente.Still030 respostas-31-pra-frente.Still031

Costas

respostas-31-pra-frente.Still021 respostas-31-pra-frente.Still020

Inicio da aceleração – Braço esquerdo deveria estar esticado

respostas-31-pra-frente.Still037 respostas-31-pra-frente.Still032

Ponto de contato – Atrasado, olhando para frente e braço esquerdo flexionado

respostas-31-pra-frente.Still030 respostas-31-pra-frente.Still033

Follow through – OK – Poderia estar com o peso um pouco mais na perna da frente

respostas-31-pra-frente.Still035 respostas-31-pra-frente.Still034

Desaceleração final ( muito longo e desequilibrado) corpo cai para trás

respostas-31-pra-frente.Still038 respostas-31-pra-frente.Still039

 

Forehand

Não olhe o estilo,. vocês jogam diferente, observe apenas os detalhes.

1. Posição inicial e no início da preparação, não está ajudando com o braço esquerdo quando leva a raquete para trás.

2. Ponto de contato pelas costas – A bola está muito longe do corpo, lateralmente. Batemos na bola na frente do corpo e  não longe do corpo. O braço não vai esticar para buscar a bola, as articulações vão abrir na frente do corpo como numa chicotada!

Quando batemos na frente do corpo conseguimos transferir o peso na direção da bola, para frente.

3. No final da execução, observe que está perdendo e equilíbrio, indo para o lado e caindo para trás….está girando muito e perde o controle do corpo, foque no ponto de contato, mais perto e na frente.

Trabalhe na distancia da bola em relação ao corpo, vai forçar menos o braço, ganhar controle e aumentar a velocidade.

Uma boa movimentação dos pés vai ajudar muito na chegada para a bola, depois que bater na bola, tente voltar para a posição de expectativa e mantenha o corpo em movimento, o split vai ser natural e automático….é importante sempre voltar para a posição de alerta e não parar de se movimentar.

Na posição de expectativa, segurar a raquete com as duas sempre e se conseguir manter o corpo (pés) em movimento, sua reação vai ser mais rápida.

No seu backhand ainda não olhei os detalhes, mas parece que o trabalho é o mesmo, ponto de contato pois no final também está desequilibrado.