Faça como a maioria dos assinantes, encaminhe suas perguntas pelo e-mail:

newfraga@gmail.com

Nesta área você tem acesso direto com o Newton e poderá tirar todas as suas dúvidas sobre as matérias que foram postadas e inclusive para quem adquiriu um curso técnico, obter mais informações e detalhes.

Como melhorar o segundo saque?

Jogadores iniciantes e intermediários sentem muita dificuldade durante uma partida nos momentos de maior pressão.

Sabem da necessidade de um bom saque e acabam cometendo sempre o mesmo erro, tentando forçar o saque para dar um ace, sabendo que dificilmente vai acontecer, nesta tentativa, acabam se expondo a uma grande pressão, tendo que acertar segundo saque.

Nunca esqueça: “Conhecemos o tenista pelo seu segundo saque!”

O tenista que tem um bom segundo saque consegue manter a pressão e vantagem quando saca.

Três dicas para pensar.

  1. Confiança.
    Esta é a chave para melhorar o saque, ter certeza que vai entrar e acreditar no golpe. Para chegar neste ponto, precisa primeiramente focar no toss, levantar melhor a bola e ter mais tempo para armar a alavanca e iniciar a aceleração da raquete.  A bola sendo bem posicionada no alto fica mais confortável o contato com a raquete e direcionamento para o outro lado da quadra, este é o primeiro passo para ter regularidade. Percebendo que as bolas estão entrando, poderá pensar em algo diferente, como melhorar a direção ou começar a colocar efeito. Sim efeito e não a velocidade, se aumentar a velocidade sem o efeito, o saque vai perder a direção e sair, consequentemente, vai perder a confiança novamente, então foque no efeito para depois pensar na velocidade..
  2. Treinar sobre pressão.
    Sim, a maioria dos tenistas treina o saque sem ninguém do outro lado para responder! É um erro, quando alguém está respondendo começamos a perceber algumas falhas que podemos melhorar, como a pouca velocidade fazendo a bola pingar baixo, na altura da cintura e mal direcionada. Descobrindo os detalhes, podemos trabalhar como na velocidade para fazer a bola girar mais e pegar mais efeito para pingar mais alta, melhorar a direção e muitos outros detalhes que pode perceber.

São detalhes que não podemos treinar durante uma partida, é algo que devemos perceber no treino e achar uma forma de melhorar.

Depois poderá treinar sozinho nestes detalhes, e voltar a testar com alguém respondendo.

    1. Situação de jogo.
      Nos treinos competitivos, o coach simula pontos chaves das partidas para criar pressão, como exemplos:1.Jogue partidas apenas valendo apenas um saque, você só terá uma bola e a obrigação de fazer funcionar! Exige confiança e regularidade ao mesmo tempo.

a. Jogue games de 11 ou 21 pontos, são mais longos e vão forçar sua atenção no saque, da mesma forma para quem                       estiver respondendo, será um ótimo exercício.

b. Se quiser situações mais curtas e rápidas, use o tie break.

c. O técnico e quiser forçar a situação durante uma partida, interrompendo o game e mudando a regra, se o sacador                         estiver na vantagem 40/0, invertendo para 0/40 ou mesmo invertendo o saque para o outro tenista, é uma forma de                       mexer com a cabeça dos tenistas.

Estas três situações vão ajudar a aumentar a confiança e regularidade, mas cuidado se a dificuldade for relacionada com a técnica do golpe.


Quando precisamos trabalhar na técnica, não devemos colocar pressão ou situação de jogo, é um momento de atenção no detalhe onde vamos trabalhar, com muitas repetições até chegar no automático. Depois aos poucos é introduzida a situação de jogo e pressão.

1. Qual a frequência de treino adequada para uma rápida evolução no jogo?

Resposta: 3 a 4 vezes por semana, conciliando com aulas para trabalhar na técnica e ajustar algumas deficiências. Precisa jogar partidas para desenvolver o posicionamento, estudar as situações de jogo e jogar com bolas diferentes.

2. Como adequar a força para o 2º saque não ser muito fácil para o adversário?

Resposta: Em primeiro lugar, aprenda a não desperdiçando o primeiro saque, ele vai manter seu adversário pressionado, quanto ao segundo saque, precisa aprender a sacar com efeito para manter o controle da bola mesmo sacando com mais velocidade.

Quando sacamos sem efeito, só conseguimos manter a bola na quadra diminuindo a força, por isso o saque fica mais facil para o adversário.

Outra forma, seria sacar direcionando o golpe mais fraco, mas acredito que também não seja facil, vai ter que treinar para ganhar confiança e poder usá-lo durante o jogo.

Se conseguir manter um percentual de acerto próximos dos 70% no primeiro saque, conseguirá manter a pressão e provavelmente manter a vantagem quando estiver sacando. Quando isso não acontece, será pressionado no seu segundo saque, pense nisso e procure treinar o saque com efeito.

3. Como eu posso melhorar ainda mais?

Resposta :No tênis não existe limites, sempre podemos melhorar, não existe apenas a técnica, existe muitos detalhes envolvidos como melhorando a movimentação para chegar melhor nas bolas, aprimorando a técnica para executar melhor os golpes e conseguir aplicar a tática com bolas mais precisas nos pontos fracos do seu adversário facilitando a evolução durante as trocas de bolas e até mesmo melhorando a parte física para manter a mesma movimentação e ritmo durante toda a partida. Veja, muitos tenistas tem golpes perfeitos mas não sabem aproveitar devido a algum tipo de deficiência.

4. Qual o melhor exercício para o backhand?

Resposta: Não existe o melhor exercício, cada tenista tem suas dificuldades, precisamos observá-lo em ação para identificar!. Podemos trabalhar de uma forma fechada, ou seja, usando exercícios de repetição, como também bolas em movimento simulando jogadas num sistema semi-aberto e até mesmo num sistema aberto jogando partidas focando treinar algum objetivo.

5. Como fazer para que a bolinha bata sempre no meio da raquete?

Resposta: Muita concentração e atenção. A parte fundamental é acompanhar a bola deste o início da trajetória quando sai da raquete do seu adversário, acompanhando o voo dela durante todo o percurso para conseguir chegar bem e ter uma boa visão dela quando for bater.

Lembre-se de que é impossível enxergar a bola batendo na nossa raquete, a vista não consegue captar tal velocidade por isso é importante enxergá-la bem durante sua trajetória.

6. Em uma partida de simples o meu adversário é “Baloeiro” o que devo fazer para anular isso?

Resposta: Tenistas que ficam levantando as bolas e aguardando você errar, é uma situação difícil para quem está começando e mesmo para quem já joga a algum tempo.

Você pode tentar duas táticas, mas a pior delas é tentar bater forte e acabar rápido com o ponto, o baloeiro aproveita a sua bola para apenas levantar, se tirar a velocidade da bola, ele vai ter mais dificuldade, pense nisso antes de tudo.

Tente tirar desta situação confortável e desta zona da quadra que ele gosta, procure não arriscar mas precisa as bolas do centro, se conseguir, dar bolas baixas pode dificultar os balões, precisa testar! tente descobrir qual o lado que ele tem mais dificuldade para levantar a bola e use este lado para forçar as trocas, o importante é saber que será uma partida chata e que vai ter muitas trocas de bola, e não dá para fugir disso.

Algumas opções de jogo:

a. Inverta a situação, tire ele desta zona da quadra com jogadas diferentes, como trazendo para a rede com bolas curtas forçando o voleio e smash, desta forma você vai deixa-lo incomodado e conseguirá mudar o rumo da partida.

b. Faça um jogo mais agressivo, vá com mais frequência para a rede com bolas baixas e profundas dificultando os lobs, deixe ele pressionado, ficando próximo da rede. Treine o smash e bolas de aproximação para usar este tipo de tática.

c. Se tiver um bom saque, pode surpreender sacando e indo para a rede, é muito difícil dar o lob na resposta de saque, conseguiria manter o seu saque de uma forma mais rápida com este tipo de pressão.

7. Como treinar sozinho para aprimorar a técnica e como manter a calma no jogo?

Resposta: Use o paredão, treine a técnica em frente a um espelho. Se tiver uma quadra a sua disposição, pode treinar o saque e alguns tipos de bolas como existem na área de assinantes. Num nível mais sofisticado, até mesmo usando uma máquina lançadora de bolas na falta de parceiro.

Quanto a manter a calma, é trabalhar na parte psicologia, em primeiro lugar, precisa criar o habito de parar entre os pontos, precisa respirar e pensar!.

No momento do saque não vá logo sacando, bata a bolinha no chão, pense o que vai fazer, avalie a tática!!

É muito comum tenistas que jogam poucos campeonatos ou não variam seus parceiros ficarem nervosos quando jogam com tenistas diferentes, varie mais seus parceiros, jogue mais torneios que aos poucos vai se acostumando.

8. Na minha idade, será que vale à pena treinar?

Resposta: Claro que sim, você vai ganhar confiança e conseguir acertar bolas incríveis. Não existe idade e sim vontade de jogar e melhorar a cada dia a cada partida.

9. É possível melhorar o jogo, depois de 50 anos de idade?

Resposta: Claro, não existe idade, o esporte é algo que fazemos por amor e prazer! treinar é gostoso e vai dar mais vontade de jogar.

10. O que é necessário para um iniciante evoluir seu nível de jogo até o intermediário ou avançado?

Resposta: Entender o jogo e suas necessidades. O tênis é um jogo muito inteligente, conseguimos ganhar partidas usando e aproveitando das situações e falhar do adversário.

Pense como um tenista intermediário chegou no nível avançado? Jogando muitas partidas e nunca desistindo, sempre procurando melhorar na técnica e observando muito os tenistas melhores. É importante aprender a executar os golpes da forma certa, a evolução vai ser mais rápida e natural.

11. Como faço pra melhorar a minha esquerda ?

Resposta: A resposta é simples, treinando! Se tiver alguma deficiência, o caminho seria avaliar o golpe para achar onde está a dificuldade e o ponto onde trabalhar. Não existe milagre, existe um problema que deve ser solucionado como: ponto de contato, movimentação, tempo de bola, técnica errada, etc.

12. Qual o tempo mínimo por semana em quadra para um crescimento efetivo e perceptível em 6 meses ?

Resposta: Existem fatores que podem influenciar: idade, habilidades atléticas, etc. O ideal seria 3 vezes por semana no mínimo, não apenas com aulas, mas jogando partidas para treinar situações e bolas diferentes. Precisa se adaptar as diferentes bolas que acontecem na partida e as variações dos golpes, usando a técnica que está aprendendo na aula e até mesmo improvisando.

13. Gostaria de saber mais sobre tática de jogo de simples e duplas.

Resposta:  Na área de assinantes existe está área, e poderá fazer suas perguntas e tirar suas dúvidas num contato direto com o Newton.

14. Porque é tão caro pra se fazer aula de tênis?

Resposta: O tênis se diferencia da maioria dos esportes onde o professor tem que interagir diretamente com o aluno, com arremessos precisos, visualizando possíveis erros e ajustando com as devidas correções.

Esta interação, é importantíssima no tênis por ser um esporte individual e relacionada diretamente com o nível do atleta, diferente de esportes como o basquete, vôlei, natação, futebol, onde o professor não precisa deste tipo de interação e experiência. Em muitos esportes com uma pequena noção técnica o professor consegue dar as tarefas e o grupo, como acontece no futebol, vôlei.

Nos melhores centros de tênis, a seleção do professor é mais apurada, exigindo deste até uma qualificação de primeira classe, com nível de torneios que participou. Tudo isto exige muitos anos de quadra e um grande investimento. Por ser um esporte altamente técnico, a experiência e visão do professor são fundamentais para que o aluno, ou atleta consigam um melhor desempenho rápido.

No caso de aulas particulares, o professor faz o papel de parceiro, jogando, observando e orientando, diferente do que acontecia no passado onde muitos professores apenas faziam o papel de rebatedores de bolas, e não davam muitas informações para ajudar o aluno..

15. Você começaria ensinando o saque ao invés de ensinar o forehand como fazem a maioria das escolas?

Resposta: Não existe regra por onde começar e sim necessidade. O professor geralmente começa tentando fazer a aula ser mais atrativa e divertida para o aluno, e com certeza os golpes de fundo são mais prazeroso para o aluno.

Conseguir fazer uma pequena troca de bolas com o professor vai criar uma grande motivação.

O saque é um golpe difícil, exige uma coordenação muito maior e pode não ser frustrante para o aluno logo na primeira aula. O aluno vem para a primeira aula pensando em correr e trocar bolas para se divertir, se o professor começar pelo saque, toda esta expectativa pode ser quebrada.

Mas nada impede começar a aula pelo saque, se procurarmos ver o lado técnico, o aluno vai estar descansado.

16. Por que é difícil de achar as bolinhas coloridas pra iniciantes. Aqui em Brasília é difícil, preciso muito pra dar aula para os meus alunos pequenos.

Resposta: É um mercado restrito focado aos professores. É muito raro um tenista iniciante comprar este tipo de bolas.

A maioria dos professores ainda insiste em usar as bolas tradicionais devido ao custo, e acaba ajustando sua aula com a bolas tradicionais e prejudicando o aluno nas primeiras aulas.

17. Um sujeito que começou jogando sem treinamento profissional, adquiriu vícios, consegue aprender e aplicar técnicas corretas agora?

Resposta: Porque não, tudo é questão de vontade e força de vontade para melhorar. O importante é escolher o professor certo para conseguir aproveitar tudo que aprendeu sozinho e está dando certo. Você não vai começar do zero! Vai fazer alguns ajustes e descobrir detalhes novos que vão ajudar muito no seu jogo.

18. O que eu estou fazendo de errado?

Resposta: Esta é a primeira pergunta de todos os alunos fazem, e a maioria dos professores aproveitam para detonar o tenista, não buscam o lado bom e não elogiam.

É importante mostrar o que ele está fazendo certo, o que tem de bom! o tenista a pessoa precisa ser elogiada, ver as qualidade e aos poucos ir ajustando o que não consegue fazer.

19. Tenho mais de 60 anos e acho que agora não tem mais jeito. Já perdi o trem da juventude. Acho que já era! O que você acha?

Resposta: Não existe idade para iniciar ou querer melhorar,o tênis é incrível e deixa a gente empolgado todos os dias que entramos na quadra, inclusive eu, não paro de tentar melhorar!!!

Tenho um aluno com 70 anos super empolgado que está melhorando a cada aula. É a cabeça, o professor tem que conhecer o aluno, suas habilidades para trabalhar em cima disto, com muita motivação e divertimento.

20. COMO FAZER TREINAMENTOS EM CASA?

Resposta: Você pode fazer treinamentos funcionais, usando elásticos, executar os golpes sem a bola ou também trabalhar na técnica em frente o espelho acertando os detalhes.

21. Como posso adquirir regularidade, se tenho pouco tempo para treinar?

Resposta: No seu caso precisa focar na trocas de bolas, tente não errar diminuindo a força! Comece já no aquecimento focando na regularidade, tenha calma, não arrisque, troque o maior numero de bolas possíveis durante as partidas, desta forma vai treinar jogando.

Você precisa entender que aprendemos a jogar quando estamos disputando pontos. É gostoso treinar, mas não é a realidade do jogo, existem muitos tenistas campeões em treinos mas quando vão disputar os pontos nas partidas não rendem nem 50% do que fazem nos treinos, a situação é outra e a forma de encarar o jogo muda completamente.

22. Como melhorar meu forehand treinando apenas duas vezes por semana?

Resposta: Seja objetivo, trabalhe em pequenos detalhes, dependendo da sua dificuldade e nível de jogo, poderia focar no giro inicial e preparação, passo de aproximação, distancia da bola ou ponto de contato. Escolha um detalhes e trabalhe até perceber que automatizou. Como treinar, trocando muitas bolas e se concentrando, é importante ter um bom volume de troca de bolas, esqueça a força. Esta pequena repetição vai se firmar aos poucos, gerando confiança e conseguira repetir o que treinou durante o jogo.

23. Qual empunhadura usar?

Resposta: Para quem está começando sempre inicio no Eastern, é uma empunhadura confortável, nada exagerado e fácil para mudar e sentir segurança nas trocas de bolas. Com o tempo e dependendo do que esteja querendo fazer na quadra, podemos migrar para outro gripe para conseguir mais spin. No saque, deixo começar com o gripe de direita para depois migrar para o Continental.

24. São muitas perguntas, porém o que eu queria seria avaliação do meu jogo e um feedback…Outra possibilidade, seria comprar um curso de um golpe e solicitar uma ajuda, perguntando onde preciso focar neste curso no caso no meu golpe.

Resposta: Pedirei para gravar o golpe, preciso ver o saque para mostrar onde deve trabalhar. Se quiser ver seu vídeo editado e comparado com outro tenista, preciso da sua permissão para expor na área dos assinantes, onde você e os demais assinantes poderão ver a analise com os detalhes da explicações.

Trabalho com programas profissionais que ajustam a velocidade e zoom. É um serviço que disponibilizo para vocês além dos cursos e dicas que exponho na área de assinantes.

25. Do jeito que sou, ver vídeos não tem muito efeito sobre mim. Se não eu deveria melhorar vendo os jogos dos top, não é?

Resposta: Não vejo desta forma, os vídeos são bem didáticos e simples para serem entendidos. Quando você assiste um Top na TV, não sabe o que é importante observar, pode sim atrapalhar o seu jogo se tentar fazer igual a eles, tudo tem seu tempo!

Os Top 10 são atletas preparados e jogam num nível muito acima da média. Reproduzir o que eles fazem é muito difícil, ou melhor, impossível! Diferente do que estou mostrando para vocês no site.

26. O que preciso fazer para conseguir manter a regularidade , faço excelentes jogos e no outro dia não consigo manter o mesmo padrão.

Resposta: Seu jogo ainda não está regular e precisa aprender a manter a concentração e acompanhar melhor a bola. Outro detalhe importante, é perceber se no outro dia este mesmo tenista que jogou não mudou a velocidade da bola, efeitos.

O tênis é um jogo de ritmo, se conseguir se ajustar ao tempo de bola, seu jogo vai ser maravilhoso, mas se o seu adversário começar a mudar as jogadas, efeitos e velocidade e você não perceber, pode acontecer isto que você falou, pode perder o padrão e jogar mal.

27. Por que as bolas mais fáceis nós erramos?

Resposta: 

Pela falta de atenção e concentração, quanto mais fácil a bola e a jogada mais atenção precisamos ter para conseguir chegar da forma certa na bola e conseguir executar bem o golpe.

Bolas fáceis não precisam de velocidade para matar o ponto, geralmente seu adversário está mal colocado e bastaria um pequeno toque para fazer a bola passar para o outro lado e fechar o ponto.

28. Como posso melhorar minha respiração durante a partida.

Resposta:A maioria dos tenistas não para, quer retornar rápido ao jogo, e sacando um saque após o outro, deixando de aproveitar o tempo para bater a bolinha no chão como o faz o Djoko. Aproveite nas viradas para dar uma paradinha, sentar e tomar água e se hidratar. Pense nisto, e aproveite todo o tempo para respirar, pensar e avaliar o que está fazendo. A falta de ar durante as disputas é normal, precisa dar pausas entre os pontos para pensar e respirar, quando atingimos mais de 140 batidas por minuto, o oxigênio começa a não chegar a tempo no celebro e deixamos de pensar, cuidado, depois de uma longa troca de bolas, pare e respire para dar tempo de diminuir o batimento cardíaco. Se sentir que o batimento não está caindo, precisa melhorar seu condicionamento físico com exercícios aeróbicos. Eu recomendo procurar um personal ou uma academia para ser acompanhado por um bom profissional. Se tiver certeza que está bem e faz seus checkps pode tentar sozinho começando com uma caminhada e aos poucos tentando aumentar o ritmo e aos poucos pode começar a correr. Também pode fazer da mesma forma com a bicicleta, começar de vagar e aos poucos ir aumentando o ritmo, com certeza nuns 6 meses estará respirando bem melhor na quadra e seu jogo vai crescer muito.

29. Até onde a preparação física e o treinamento básico (com repetição) interferem no desempenho e no aprendizado no tênis? Pergunto por considerar os fatores que dificultam o meu aprimoramento. Grato.

Resposta:  O tênis competitivo hoje está cruel, não basta ser habilidoso, o jogo ficou muito rápido, desta forma a parte física está diferenciando no desempenho dos tenistas. As bolas chegam rápido no seu lado e precisa retorna-las da mesma forma rápidas e se recuperar mais rápido ainda, se isto não acontecer seu adversário começa a ter vantagem e conseguindo desloca-lo e fazendo a cada jogada você correr mais e mais. Mesmo tendo habilidades superiores, para levar vantagem precisa chegar bem nas bolas para administrar a jogada e continuar atacando e se posicionando bem. O treinamento vai ajudar você na confiança e precisão, automatizando seus golpes e acertando nas horas mais críticas do jogo.

30. Como eu faço pra saber qual a melhor tática para ataque ou defesa. Obs não sou muito ágil com as pernas e tenho dificuldades na rede, jogo bem melhor no fundo de quadra e tenho insegurança para subir a rede, nunca sei o momento certo.

Resposta: Sua característica é de um jogador de fundo de quadra e precisa fazer seu adversário correr com bolas profundas, para isto precisa treinar aprofundar as bolas, nem necessariamente rápidas, mas profundas para conseguir criar armadilhas como drop shot e trazendo ele para a rede e dar passadas e lobs.

Quanto a sua dificuldade em jogar na rede, é falta de treinar perto da rede e quem sabe melhorar seus golpes de rede, se treinar vai ver que é muito gostoso jogar na rede.

Quanto a insegurança e não saber o momento, da mesma forma falta orientação neste sentido, seu professor precisa explicar quando vamos para a rede, qual o momento e o que fazer nesta situação, onde direcionar a bola e como se aproximar da rede.

31. Qual a melhor tática?

Resposta:É aquela que faz você ganhar os pontos, quer dizer, não existe a melhor tática e sim a compreensão do que pode dificultar o seu adversário, precisa estudar, prestar muita atenção nas trocas de bolas e em cada partida. Cada adversário pode exigir de você uma tática diferente!

32. Posso melhorar??

Resposta: Porque não?, todo tenista em qualquer nível ou idade pode melhorar, só ter vontade para treinar e claro, ter boa orientação!! Mas cuidado, informações erradas podem atrapalhar e até trazer lesões, procure um bom profissional, avalie seus alunos, veja como eles jogam para avaliar o profissional. Explico para todos que me perguntam como escolher um bom profissional, olhe os alunos eles são o espelho do professor, o que ele fala não pode ser o que ele faz!!.

33. Como aumentar minha velocidade de bola.

Resposta:  Primeiro gostaria de saber porque está querendo aumentar a velocidade da bola! A velocidade não ganha jogo, a regularidade sim, o controle de bola sim e saber pensar na quadra também, se você consegue fazer isso, ok, vamos aumentar a velocidade para dificultar ainda mais para seu adversário.

Você precisa entender de onde vem a força, e como gerar ela!!! O que posso responder agora de uma forma fácil seria: A bolinha vai adquirir a velocidade que a raquete tiver na hora do impacto, então, procure aumentar a velocidade da cabeça da raquete. Se você perguntar como? Melhorando sua técnica e sabendo usá-la. Todos os cursos técnicos de nível avançado existe este tipo de explicação.

34. Como sacar com efeito?

Resposta: No curso Segredos do saque avançado + os princípios da Biomecânica, traz um módulo sobre os efeitos, onde poderá conhecer alguns detalhes bem interessantes sobre como sacar com efeito e a importância de como levantar a bola.

35. Gostaria que fosse dado ênfase a exercícios educativos objetivando à melhoria dos golpes.

Resposta: Os exercícios educativos são a base para melhorar, é o meu foco! mas lembre-se de que o tênis é um jogo, uma disputa em que seu adversário vai jogar bolas diferentes o tempo todo para tentar dificultar você. Desta forma, precisa trabalhar junto como os exercícios, mas com bolas variadas e ao mesmo tempo não deixando de jogar partidas para se ajustar a todos os tipos de bolas.

36. Falaram-me que para ser um bom tenista vc tem que começar a jogar com 5 a 8 anos, ou seja, com pouca idade. Eu tenho 46 anos, será que posso ser um bom tenista? Como corrigir erros que já se tornaram vícios em meus movimentos?

Resposta: Sim ajuda muito, mas as habilidades da criança para o esporte são fundamentais. Não adianta começar cedo se não tem jeito para o esporte ou estiver no local errado! Contudo, crianças que começam muito cedo desistem muito rápido por acharem o esporte chato e difícil. Grandes clubes e academias criam escolinhas para buscarem na quantidade grandes talentos naturais numa peneira, sem a preocupação de saber quantos vão desistir.

Para corrigir os vícios, precisa ter paciência e trabalhar da forma certa, junto a um bom profissional que busque apenas ajustes possíveis dentro da sua realidade.. Com 46 anos poderá jogar um bom tênis e se divertir muito, precisa ter vontade, ter boa orientação para não perder tempo e ter coragem para entrar na quadra de jogar partidas. Claro que terá algumas dificuldades, mas ai que está o legal, correr atrás para superar os obstáculos. Sim, mas pense também que o tênis pode ser muito divertido também!! O tênis hoje está muito competitivo, quanto mais tempo ficar na quadra mais fácil vai se acostumar as bolas.

37. Qual a tática mais eficiente para ganhar uma partida de tênis?

Resposta: Apenas devolver a bolinha ou focar nos ataques? Como já expliquei, não existe partida igual, nem adversário igual. Depende do seu adversário, a tática muda de acordo com a situação do jogo e de adversário. Precisa entender o que está acontecendo do outro lado da quadra, ver o que ele tem de bom e ruim para achar uma estratégia de jogo para ganhar.

38. COMO MELHORAR A CONSTÂNCIA NO JOGO?

Resposta:Jogando partidas e prestando atenção no que está acontecendo durante a troca de bolas, avaliando o seu desempenho. Para melhorar a regularidade, nada melhor que ficar trocando de 20 a 30 bolas sem errar com seu amigo.

39. Gostaria de aprender mais sobre movimentação das pernas na quadra, chegando na bola com equilíbrio e energia suficientes para bater bem na bola.

Resposta: É isso que o Nadal e o Ferrer fazem de bom e se diferencia, para fazer igual, precisa treinar muito, não é fácil. Para cada tipo de bola, existe uma chegada diferente, estes detalhes poderá ver aos poucos na área de assinantes.

40. Como posso aliar o tênis ao preparo físico? Pela queda de rendimento durante a partida.

Resposta: Fazendo algo paralelo ao tenis, para melhorar sua parte aeróbica! o tênis é um esporte anaeróbico, ou seja, exige muita explosão em corridas curtas o que faz seu coração disparar, se melhorar sua parte aeróbica, o batimento vai cair mais rápido e terá um melhor desempenho na quadra.

Recomendo procurar uma academia ou um personal para trabalhar neste sentido com você, corridas, bicicleta e até um pouco de exercícios com peso para ganhar força.

41. Quanto tempo preciso me dedicar para me tornar um jogador de 1 classe

Resposta: Depende da sua idade, condições atléticas e habilidade, sem contar com o tempo que pode passar na quadra.

Se a ideia é chegar na 1 classe, precisa de um bom técnico e bons parceiros para jogar partidas e treinar.

Uma criança que começa com 7 anos pode chegar na 1 classe aos 15 anos, vai depender não só dela, mas de onde está treinando, nível dos torneios que está jogando e claro estar praticando diariamente com garotos de um nível competitivo e Top,

Um adulto da mesma forma, se jogar muitos campeonatos e treinar com bons tenistas, chega mais rápido.